MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/MA abre processo disciplinar contra juiz
Investigação

TJ/MA abre processo disciplinar contra juiz

Os desembargadores verificaram que as sentenças proferidas pelo juiz não teriam obedecido à CF/88 e à legislação específica.

Da Redação

terça-feira, 9 de abril de 2013

Atualizado às 15:50

O TJ/MA decidiu, por unanimidade, pela abertura de PAD envolvendo o juiz Thales Ribeiro, da comarca de Dom Pedro, atualmente afastado do cargo. De acordo com a assessoria de imprensa de imprensa do tribunal, os desembargadores observaram a existência de indícios de conduta incompatível com o exercício da magistratura no julgamento de alguns processos judiciais.

Em 2010, a 1ª câmara Criminal do TJ maranhense já havia anulado quatro sentenças proferidas pelo juiz em trabalho realizado em "esforço concentrado" na vara de Entorpecentes de São Luís. O presidente do órgão colegiado do Tribunal, desembargador Bayma Araújo, requereu, por meio de ofícios, a apuração da conduta do magistrado.

De acordo com os autos, Ribeiro alegou que as sentenças anuladas não padeceriam de nulidade, pois, embora concisas, possuíam relatório, fundamentação e parte dispositiva. Também justificou que, no exercício do "esforço concentrado", buscando-se a solução para inúmeros processos, não haveria necessidade de sentenças extensas, repetitivas e demasiadamente fundamentadas.

O corregedor-Geral, desembargador Cleones Cunha, relator da reclamação disciplinar, ressaltou que, de acordo com a documentação e informações constantes nos autos, nas sentenças proferidas pelo juiz, diferentemente do que ele afirma, ocorreu a inobservância à lei e à CF/88 em relação a decisões criminais condenatórias.

O relator disse ainda ter percebido, a princípio, que a conduta do juiz ocorreu de forma reiterada e que, aparentemente, houve desrespeito aos preceitos constitucionais, especialmente ao que exige a fundamentação das decisões, sob pena de nulidade.

O voto acompanhado pelos demais desembargadores, pela abertura do PAD, teve em vista os fortes indícios de transgressão a normas da Loman e do Código de Divisão e Organização Judiciárias do Estado do MA (LC 14/91).

Fonte: TJ/MA

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...