MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Peixe Urbano terá de indenizar consumidora por viagem cancelada
Compra coletiva

Peixe Urbano terá de indenizar consumidora por viagem cancelada

Consumidora comprou pacote turístico, mas teve viagem cancelada uma semana antes da data do voo.

Da Redação

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Atualizado às 08:41

A 3ª turma Recursal do TJ/DF negou, por unanimidade, provimento ao recurso da empresa Peixe Urbano Web Serviços Digitais LTDA, condenada em 1ª instância a indenizar por danos morais consumidora que comprou pacote turístico em seu site e teve a viagem cancelada sete dias antes da data do voo.

Na ocasião, a reclamada adquiriu um pacote com destino a Paris/FR, pelo preço de R$ 2.499, e programou a viagem para data coincidente com as férias de sua filha. Uma semana antes do dia previsto para o embarque, foi informada pela agência de que a viagem estava cancelada. A fim de não frustrar seus planos, a consumidora em questão arcou com os custos e gastou o valor de R$ 3.494 para realizar o passeio programado.

A cliente, então, ajuizou ação sob o argumento de que "o cancelamento da viagem às vésperas do embarque lhe causou grandes transtornos psíquicos e financeiros" e requereu restituição do valor gasto com o novo pacote e indenização por danos morais. A sentença do 5º juizado Cível de Brasília foi favorável a ela.

A ré Peixe Urbano, contudo, contestou a ação sob o argumento de que o inadimplemento contratual não é de sua responsabilidade e aduziu, preliminarmente, ilegitimidade passiva. O caso chegou à 3ª turma Recursal do TJ/DF que confirmou a sentença por entender que "sendo incontroversa a aquisição do pacote turístico por intermédio da página eletrônica da recorrente, bem como o pagamento do preço e a não prestação do serviço contratado, evidencia-se o serviço defeituoso porque a recorrente não proporcionou a segurança e a garantia que dele esperava o consumidor".

O relator da ação, desembargador Fábio Eduardo Marques, rejeitou a ilegitimidade ativa e passiva e concluiu: "A recorrida foi notificada apenas sete dias antes da viagem, além de não ter usufruído completamente dos serviços pactuados. Daí o dano moral, que adveio dos transtornos, angústia e frustração às justas expectativas da recorrida, que excedem ao mero dissabor".

Confira o acórdão na íntegra.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas