MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Deserção de recurso por advogado não caracteriza perda de chance de êxito na causa
Decisão

Deserção de recurso por advogado não caracteriza perda de chance de êxito na causa

Responsabilidade civil do advogado é subjetiva e a obrigação assumida pelo profissional do Direito é de meio e não de resultado.

Da Redação

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Atualizado às 09:06

A 5ª câmara Cível do TJ/RS manteve decisão que isentou um advogado de reparar uma empresa cliente por falha na prestação de seus serviços. A companhia alegou que perdeu a chance de ver seu pleito atendido pelo Judiciário, uma vez que um recurso interposto por seu representante foi considerado deserto por não ter sido comprovado o preparo no momento da interposição do apelo.

A juíza de Direito Cristina Nosari Garcia apontou na sentença que "não basta uma mera probabilidade de que a parte obteria sucesso em sua empreitada caso o profissional contratado para patrocinar a causa (ora réu) agisse com a diligência esperada, devendo ser demonstrado que havia sérias e reais chances de obter êxito em seu pleito".

Em 2ª instância, o desembargador Jorge Luiz Lopes do Canto, relator, considerou que a responsabilidade civil do advogado é subjetiva e que a obrigação assumida pelo profissional do Direito é de meio, e não de resultado.

O magistrado confirmou o entendimento de 1º grau. "A simples expectativa de possibilidade de êxito do recurso, caso fosse recebido, por si só, não tem o condão de caracterizar a alegada perda de uma chance, pois incumbia à parte postulante demonstrar que o resultado da sentença poderia ser revertido a seu favor, o que não restou comprovado diante da ausência de prova neste sentido", declarou o magistrado.

  • Processo: 0476439-60.2012.8.21.7000

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas