MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. IASP manifesta preocupação com agenda institucional do Poder Judiciário
Manifestação

IASP manifesta preocupação com agenda institucional do Poder Judiciário

Instituto se manifestou diante da aprovação da PEC que cria quatros novos TRFs.

Da Redação

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Atualizado às 09:07

Em nota pública sobre a criação dos novos TRFs, o IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo manifestou preocupação com a agenda institucional do Poder Judiciário.

Veja abaixo.

_______

Nota Pública do IASP sobre a criação de novos Tribunais Regionais Federais

O Instituto dos Advogados de São Paulo manifesta, de forma pública, a sua preocupação com a agenda institucional do Poder Judiciário da qual o advogado é indispensável.

E a indispensabilidade do Advogado não decorre exclusivamente da força do Texto Constitucional, mas, especialmente, porque o Advogado é o instrumento para defesa e garantia dos direitos de toda a Sociedade.

Portanto, a questão da criação de novos Tribunais Regionais Federais revela um debate maior, verdadeiramente intenso e necessário, a bem do serviço público, da Advocacia e do País. Devemos sair do discurso para a ação e definir políticas públicas sobre o ensino jurídico, o acesso à justiça, o processo judicial eletrônico e as formas alternativas de solução de conflitos, pois estamos diante de uma Sociedade com mais de 90 milhões de processos que literalmente se arrastam na Justiça, mais de 1200 faculdades de direito e a herança nefasta de um imoral sistema de precatórios que prejudica o recebimento do crédito daquele que mais precisa.

E será com serenidade e responsabilidade que devemos encontrar a solução.

José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro

Presidente

_________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas