MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Reconhecido direito à indenização correspondente aos honorários contratuais
Decisão

Reconhecido direito à indenização correspondente aos honorários contratuais

Decisão é da 7ª turma do TRT da 3ª região.

Da Redação

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Atualizado às 08:57

A 7ª turma do TRT da 3ª região permitiu que um trabalhador recebesse indenização por danos materiais correspondente à quantia que o obreiro teve que desembolsar para remunerar os advogados contratados para defendê-lo em ação na qual ele pedia o reconhecimento de horas in itinere, horas à disposição, descontos indevidos a título de contribuição assistencial e estabilidade provisória.

A juíza convocada Martha Halfeld Furtado de Mendonça Schmidt, relatora do recurso, afirmou que, para a indenização correspondente aos honorários contratuais, o fundamento jurídico para seu deferimento é completamente diferente daquele relacionado ao cabimento da condenação em honorários advocatícios sucumbenciais em demandas que envolvam relação de emprego nesta Justiça especializada. "A pretensão, nesse caso, refere-se à reparação pela despesa a que se obrigou a título de honorários advocatícios contratuais, autêntico dano emergente, componente dos danos materiais", afirmou a magistrada.

A relatora destacou o entendimento do STJ no REsp 1.027.797, no qual os ministros consideraram que "o pagamento dos honorários extrajudiciais como parcela integrante das perdas e danos também é devido pelo inadimplemento de obrigações trabalhistas, diante da incidência dos princípios do acesso à justiça e da restituição integral dos danos e dos arts. 389, 395 e 404 do CC/02, que podem ser aplicados subsidiariamente no âmbito dos contratos trabalhistas, nos termos do art. 8º, parágrafo único, da CLT".

Para fundamentar sua decisão, a juíza também citou o enunciado 53, aprovado na Jornada de Direito Material e Processual do Trabalho, com a seguinte redação: "os artigos 389 e 404 do CC/02 autorizam o juiz do Trabalho a condenar o vencido em honorários contratuais de advogado, a fim de assegurar ao vencedor a inteira reparação do dano".

  • Processo: 0001416-19.2012.5.03.0084 RO

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas