MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Decisão do CNJ sobre distribuição de documentos em cartórios de SP é suspensa
Liminar

Decisão do CNJ sobre distribuição de documentos em cartórios de SP é suspensa

Ministro Lewandowski concedeu liminar em MS impetrado pela AASP.

Da Redação

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Atualizado às 08:36

O ministro Ricardo Lewandowski concedeu, em MS (31402) impetrado pela AASP - Associação dos Advogados de São Paulo, liminar para suspender decisão do CNJ que altera o regime de distribuição centralizada de requerimentos e documentos nos cartórios da capital paulista.

De acordo com os autos, a associação sustenta que o provimento 19/11 revogou a disciplina anterior contida no provimento 29/01 a qual não permitia ao usuário indicar o cartório no qual desejava que seus serviços fossem realizados. E que o CNJ, ao conferir nova redação ao provimento, retomou a antiga norma impedindo que usuários tenham livre escolha do Cartório de Títulos e Documentos, sujeitando-os à obrigatória e prévia distribuição realizada por um cartório centralizador.

Ainda segundo a AASP, a decisão aniquila a concorrência e a competição entre os cartórios, uma vez que permite que eles partilhem e compensem os serviços entre os serventuários, de tal modo que todos fruam do mesmo volume de trabalho.

Para a AASP, o CNJ poderia ter considerado a ilegalidade do provimento 19/11 somente se as leis dos notários (6.015/73 e 8.935/94) impusessem a prévia distribuição dos títulos, o que não ocorre.

Ao analisar, o relator Lewandowski verificou que "o CNJ, ao supostamente analisar a conformidade legal do provimento questionado, a pretexto de adequá-lo, acabou por reescrevê-lo, atuando, à primeira vista, em desbordamento de sua competência". Para ele, as atribuições de estabelecer normas de serviços das serventias e fiscalizar as atividades das delegações notariais e de registros são do corregedor-Geral do TJ/SP.

A partir dessa avaliação, Lewandowski deferiu o pedido de liminar para suspender os efeitos da decisão do CNJ.

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA