MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Senado aprova Estatuto da Juventude
Projeto de lei

Senado aprova Estatuto da Juventude

O texto estabelece direitos a aproximadamente 52 mi de jovens entre 15 e 29.

Da Redação

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Atualizado às 08:55

O plenário do Senado aprovou na última terça-feira, 16, o Estatuto da Juventude (PL 98/11), que dispõe sobre os direitos jovens de 15 a 29 anos, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e estabelece o Sistema Nacional de Juventude.

Com 48 artigos, a proposta assegura à aproximadamente 52 mi jovens dessa faixa etária acesso a educação, profissionalização, trabalho e renda, saúde, cultura, lazer, entre outros. Além de determinar a obrigatoriedade de o Estado manter programas de expansão do ensino superior, com oferta de bolsas estudos em instituições privadas e financiamento estudantil.

O texto cria duas estruturas institucionais responsáveis por políticas públicas voltadas aos jovens: a Rede Nacional de Juventude, para fortalecer a interação de organizações formais e não formais de juventude, e o Sinajuve - Sistema Nacional de Juventude com seus respectivos subsistemas, cuja composição, financiamento e atividades serão regulamentados pelo Executivo.

Segundo a assessoria do senado, foram definidos pontos como: a exclusão do desconto no ingresso nos jogos da Copa das Confederações, Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016; a limitação de ingressos de meia-entrada em cada evento; e a oferta de assentos gratuitos aos jovens de baixa renda no transporte interestadual.

A proposta ainda assegura aos estudantes que comprovarem renda familiar de até dois salários mínimos a ocupação de dois assentos de forma gratuita em ônibus interestaduais e caso, as vagas estejam esgotadas, terá direito a dois lugares com desconto de 50%. O estatuto também remete à União, em articulação com Estados e municípios, a promoção de oferta de transporte público urbano subsidiado para os jovens, com prioridade para aqueles em situação de pobreza e vulnerabilidade.

A matéria agora retorna à Câmara dos deputados.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS