MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Carlos Mathias preside conselho de transparência do Senado
Acesso à informação

Carlos Mathias preside conselho de transparência do Senado

Conselho fiscalizará o atendimento das demandas por acesso à informação.

Da Redação

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Atualizado às 09:56

O Senado instalou nesta terça-feira, 16, o Conselho de Transparência e Controle Social do Senado, que será presidido pelo desembargador Federal aposentado, Carlos Mathias, do TRF da 1ª região. O Conselho terá a obrigação de fiscalizar o atendimento das demandas por acesso à informação e orientar o funcionamento dos órgãos vinculados a essa tarefa.

Como representantes do Senado, tomaram posse o diretor da Secretaria da Transparência, Carlos Mathias; a diretora da Secretaria de Informação e Documentação, Edilenice Passos; o diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social, Davi Emerich; e o diretor da Subsecretaria de Pesquisa e Opinião, Gilvan Andrade.

O conselho também tem representantes da sociedade civil: o presidente da ABI - Associação Brasileira de Imprensa , Maurício Azedo; o diretor da ONG Transparência Brasil, Claudio Abramo; e o diretor-presidente do Instituto Ethos, Jorge Abrahão. Maurício Azedo foi representado no evento pelo vice-presidente da ABI, Tarcísio Holanda.

Para o presidente do Conselho, Carlos Mathias, a instalação do colegiado tem especial importância, pois vai tratar da questão da transparência. Ele elogiou os conselheiros representantes da sociedade e disse que o conselho vai contar com entidades emblemáticas, referindo-se à Transparência Brasil, à ABI e ao Ethos. “O Senado se abrir para a sociedade é algo extraordinário. Com a criação do conselho, o Senado está institucionalizando a transparência”, afirmou Mathias.

O Conselho atuará como órgão consultivo da Presidência do Senado, com as funções de debater e propor ações que disseminem o acesso à informação pública, estimulando a cultura de transparência e controle social no Brasil. Deverá também nortear a formulação de políticas de transparência e controle social sobre os atos do Senado Federal, além de sugerir projetos e ações prioritárias sobre esses temas e propor parâmetros de transparência em prestação de contas à sociedade.

A instalação do conselho, que ocorre sem custos para os cofres públicos, é mais uma das medidas adotadas pelo presidente Renan Calheiros para a modernização do Senado, com o objetivo de dar mais transparência e eficiência à gestão da Casa.

Nos últimos dois meses, já foram anunciados cortes de gastos que devem gerar uma economia de quase R$ 300 milhões nos dois próximos anos. A extinção de órgãos e funções, a redução dos contratos com empresas terceirizadas e o intercâmbio de servidores com outros órgãos da administração pública estão entre as medidas.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA