MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF amplia prazo para recursos no mensalão
AP 470

STF amplia prazo para recursos no mensalão

Os possíveis recursos poderão ser apresentados em um prazo de até 10 dias.

Da Redação

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Atualizado às 07:07

Nesta quarta-feira, 18, o STF aumentou de cinco para dez dias o prazo para a apresentação de possíveis recursos no processo do mensalão. A decisão, por oito votos a um, ocorreu durante o julgamento do 22º agravo regimental nos autos da AP 470, a que os ministros deram parcial provimento.

A defesa dos réus José Roberto Salgado, Kátia Rabelo, Delúbio Soares, José Dirceu, João Paulo Cunha, José Genoíno e Vinícius Samarane interpôs agravo regimental pedindo acesso antecipado ao acórdão e aumento de 30 dias dos prazos para recursos, sob a alegação de ser "humanamente impossível cumprir os exíguos prazos para oposição de eventuais embargos de declaração ou infringentes, devido à singularidade desse pleito".

O ministro Joaquim Barbosa, relator, votou pelo desprovimento do recurso e afirmou que a defesa busca manipular o prazo processual previsto. Segundo ele, os votos proferidos no julgamento da AP 470 foram amplamente divulgados, inclusive transmitidos pela TV Justiça. "Embora o acórdão não tenha sido publicado, o seu conteúdo é de conhecimento de todos", ressaltou JB.

A maioria dos ministros, contudo, seguiu a proposta apresentada por Teori Zavascki de aplicar o art. 191 do CPC, que determina que quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores, será dado o dobro de prazo para a apresentação de recursos. Tal interpretação foi feita com base no art. 3º do CPP, que diz que "a lei processual penal admitirá interpretação extensiva e aplicação analógica, bem como o suplemento dos princípios gerais de direito".

O ministro Teori Zavascki, então, acolheu em parte o agravo regimental e reconheceu a possibilidade de duplicação do prazo recursal em sede processual penal, no que foi acompanhado pelos ministros Rosa Weber, Celso de Mello, Dias Toffoli, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. O ministro Marco Aurélio votou em maior extensão no sentido de conceder o prazo de 20 dias.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas