MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara de Comércio França-Brasil lança Comissão do Luxo
Fashion Law

Câmara de Comércio França-Brasil lança Comissão do Luxo

Evento contou com a participação de Rosângela Lyra, Diretora Geral da DIOR para o Brasil e presidente da Associação dos Lojistas da Oscar Freire.

Da Redação

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Atualizado às 09:11

Vanguarda, excelência e inovação no mercado do luxo. Em sofisticado evento, a Câmara de Comércio França-Brasil lançou ontem a Comissão do Luxo, que irá discutir as questões legais, contratuais e judiciais relacionadas à propriedade intelectual, relações de consumo, tributos, importação e exportação.

O evento contou com a festejada participação de Rosângela Lyra, Diretora Geral da DIOR para o Brasil e presidente da Associação dos Lojistas da Oscar Freire. Referência no mundo da moda, ela falou sobre a consolidação das marcas internacionais no Brasil.

De acordo com o coordenador da Comissão, André Zonaro Giacchetta, sócio de Pinheiro Neto Advogados, é preciso compreender as peculiaridades do mercado de alto luxo. "Muitas pessoas desconhecem e imaginam que são necessárias regras próprias para o mercado de alto luxo, mas não, a legislação brasileira já é suficiente para proteger a criatividade do mercado de alto luxo."

O brasileiro gastou no ano passado em compras no exterior o equivalente à R$ 22 bi, enquanto que no Brasil o gasto foi cerca de R$ 950 mi. Em um mercado com grande potencial, desde 2010 as marcas de alto luxo têm investido fortemente no país e para propiciar esse crescimento as leis não podem ser um entrave. "A aplicação das leis tem que oferecer soluções práticas e rápidas para garantir que haja a proteção e retorno do investimento das marcas", afirma Giacchetta.

Há, no entanto, a necessidade de compreender as necessidades, os valores e as peculiaridades desse mercado para oferecer a melhor solução para a cada litigio, por meio da formação de peritos. Marcas de alto luxo possuem valores diferentes das marcas de varejos. É preciso fomentar e disseminar o conhecimento desses valores para que as leis existentes sejam aplicadas e moldadas às características do mercado de alto luxo. "De nada adianta o Brasil tem uma lei de Propriedade Intelectual avançada e de acordo com as regras internacionais se nós não tivermos a aplicação da lei de maneira adequada", afirma o coordenador.

Além disso, o escritório formou uma parceira inédita com a DIREITO GV e criou o primeiro programa de iniciação científica voltado às necessidades legais dos agentes econômicos do mercado do luxo.

Os alunos de direito Ana Claudia de Souza Narciso (PUC/PR), Cristiano Reis Araújo (UFG) e Vitor do Amaral Lira (UMC) - foram selecionados e iniciarão pesquisas para futuros artigos sobre o tema. Recebidos por sócios e advogados do escritório na tarde do dia 19, os acadêmicos receberam orientações sobre as questões práticas enfrentadas em litígios envolvendo direito e moda. O programa é coordenado pela professora Mônica Steffen Guise Rosina e pelo pesquisador Alexandre Pacheco da Silva. "Existe um interesse muitos grande por parte dos alunos e são inúmeras as questões a serem enfrentadas relacionadas à Direito e Moda", afirma a professora.

Em 2013 a faculdade implementou de forma visionária a disciplina de Fashion Law no curso de Direito.

_____________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...