MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Ausência de pedido de preferência no TST não impede sustentação oral
Prerrogativa

Ausência de pedido de preferência no TST não impede sustentação oral

Normas do regimento interno do TST que disciplinam os pedidos de preferência não retiram dos advogados a prerrogativa profissional de subirem à tribuna.

Da Redação

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Atualizado às 08:44

A SBDI-I do TST decretou a nulidade da decisão da 4ª turma do mesmo Tribunal que indeferiu o direito à sustentação oral do advogado Fernando Teixeira Abdala, do escritório Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados, sob a justificativa de que ele não havia feito o pedido de preferência previsto no regimento interno da Corte.

Abdala alegou que o impedimento de subir à tribuna, além de prejudicar seu cliente, violou direito incontestável do advogado. "Mais que um direito do advogado, o direito de fazer uso da tribuna para sustentar as razões de seu recurso é um direito da parte, que dá eficácia ao principio constitucional da ampla defesa e do contraditório", afirmou o causídico.

A SBDI-I entendeu que houve cerceamento de defesa e reconheceu que as normas do regimento interno do TST que disciplinam os pedidos de preferência não retiram dos advogados a prerrogativa profissional de fazer a sustentação oral, uma vez que, se não fizerem a solicitação de preferência, devem aguardar normalmente a ordem natural dos trabalhos e o pregão do processo para subirem à tribuna.

  • Processo relacionado: Ag-ED-D-ED-RR 1310/2005.004-03.00.3

___________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas