MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ vai avaliar decisão do TRF de tirar competência exclusiva de varas de lavagem
3ª região

CNJ vai avaliar decisão do TRF de tirar competência exclusiva de varas de lavagem

2ª e a 6ª varas de SP passarão a receber outros tipos de ações penais após alterações aprovadas pelo TRF da 3ª região.

Da Redação

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Atualizado às 09:09

O CNJ decidiuna última terça-feira, 30, abrir, de ofício, pedido de providências para avaliar a decisão administrativa tomada pelo TRF da 3ª região de modificar a competência de varas antes especializadas exclusivamente no julgamento de crimes de lavagem de dinheiro e contra o sistema financeiro internacional. O plenário aprovou a proposta feita pelo conselheiro Gilberto Martins, de analisar se a medida não estaria na contramão do aperfeiçoamento da máquina Judiciária brasileira.

"A decisão do TRF, em uma preliminar avaliação, retrocedeu seriamente em uma política judiciária para o enfrentamento dessas modalidades criminosas, prejudicando a persecução criminal em delitos complexos", destacou Gilberto Martins. Em sessão ordinária realizada no último dia 18, o TRF aprovou o projeto de redistribuir as competências das varas Federais responsáveis por julgar crimes de lavagem e contra o sistema financeiro.

Com as alterações aprovadas pelo TRF, a 2ª e a 6ª varas de SP, hoje especializadas apenas no julgamento desses dois tipos de crime, passarão a receber também outros tipos de ações penais. Paralelamente, as denúncias relativas a esses tipos penais, com a mudança, poderão ser distribuídas a qualquer vara criminal do estado.

Na avaliação de Gilberto Martins, extinguir a competência exclusiva dessas unidades contraria o que tem sido defendido pelos órgãos internacionais de acompanhamento dos crimes de corrupção e lavagem. O GAFI - Grupo de Ação Financeira Internacional - entidade responsável por acompanhar e avaliar o cumprimento das metas de lavagem de dinheiro no mundo - entendeu que o Brasil havia melhorado no desempenho de enfrentamento desta modalidade criminosa, especialmente em razão destas especializações. Além disso, a ENCCLA - Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro tem recomendado a instalação de varas criminais especializadas em crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro.

No pedido de providências será avaliada a repercussão administrativa da decisão, com a realização de estudos relacionados à produtividade e à eficiência das varas especializadas da JF de SP e MS.