MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Planejamento Tributário e Limites para a Desconsideração dos Negócios Jurídicos"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Planejamento Tributário e Limites para a Desconsideração dos Negócios Jurídicos"

Veja quem ganhou a obra "Planejamento Tributário e Limites para a Desconsideração dos Negócios Jurídicos".

Da Redação

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Atualizado em 14 de maio de 2013 13:05

A obra "Planejamento Tributário e Limites para a Desconsideração dos Negócios Jurídicos" (Saraiva - 264p.), de Livia De Carli Germano, é a próxima a ser sorteada.

O planejamento tributário é a programação feita por empresas com o objetivo de economizar tributos. A princípio, tal planejamento não é ilícito, uma vez que as pessoas jurídicas têm autonomia para, por exemplo, escolher a forma em que a sociedade irá se estruturar e em que base será tributada.

Em sua dissertação de mestrado, a autora apresenta o seguinte problema: há atos que, apesar de formalmente legais, contrariam o ordenamento indiretamente. Assim, há casos em que determinada empresa se vale de artifícios dolosos não proibidos para pagar menos tributos e acaba por corromper todo o sistema de regras.

Entre a legítima economia de tributos - elisão - e a prática de atos em frontal descumprimento das normas - evasão -, há uma zona cinzenta, uma indefinição do que pode ser considerado legítimo ou ilegítimo para fins fiscais.

Sobre a autora :

Livia De Carli Germano é bacharel em Direito e mestre em Direito Tributário pela USP. Especialista em Direito Tributário pela PUC/SP-Cogeae. Advogada.

__________

Ganhador :

Marcos Aurélio Campos de Souza, de Mossoró/RN

__________

__________

Adquira já um exemplar :

__________