MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Nota de falecimento

Nota de falecimento

Da Redação

terça-feira, 1 de novembro de 2005

Atualizado às 07:41


Nota de falecimento

Comunicamos, com profundo pesar, o falecimento, na última sexta-feira, 28/10, do Dr. Felipe Amodeo, advogado criminalista e sócio principal do escritório Felipe Amodeo Advogados Associados.

Nascido em 11 de maio de 1952, na cidade de Porto Alegre, RS, o Dr. Felipe Amodeo iniciou sua formação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, concluindo a graduação pela Universidade Cândido Mendes, já no Rio de Janeiro, cidade onde estabeleceu a sede de sua advocacia em meados dos anos 70.

Criminalista de renome nacional, o advogado Felipe Amodeo teve atuação marcante em causas criminais de grande repercussão nacional, especialmente na área de Direito Penal Econômico, na defesa de jornalistas, órgãos de classe, diversos sindicatos e partidos políticos, tendo participado de significativo trabalho de pesquisa com o IBASE e a UNICEF.

Na Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Amodeo atuou na Diretoria do Conselho do Rio de Janeiro em três gestões, tendo implantado e exercido a Corregedoria da Seccional em dois mandatos, além de ter merecido diversas delegações em representações da instituição e participações em comissões de trabalho cuidando de reformas legislativas na área penal e processual-penal e comissões examinadoras de acesso à magistratura de carreira e outras de acesso ao Ministério Público federal e estadual, no Rio de Janeiro. Era membro do tradicional Instituto dos Advogados do Brasil, da Sociedade Brasileira de Vitimologia, da Associação Internacional de Direito Penal, Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Hipismo Brasileiro e membro do Comitê Judicial da Federação Eqüestre Internacional.

Em razão de sua contribuição ao Direito, o advogado Felipe Amodeo recebeu, além do Título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro, a Medalha de Mérito da Justiça Criminal, conferida pelo Tribunal de Alçada Criminal do Rio de Janeiro; Moção da Câmara Municipal do Rio de Janeiro; Medalha Marechal Zenóbio da Costa, concedida pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro; Medalha Ruy Barbosa, concedida pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro; a Medalha Tiradentes, maior expressão honorífica concedida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro; e o título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro.

Nos últimos anos o Dr. Felipe Amodeo participou como painelista e conferencista em inúmeros cursos, eventos, simpósios e congressos, especialmente os organizados pela Ordem dos Advogados do Brasil, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica - PUC/Rio, Sub-Secretaria do Estado de Segurança Pública, Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Coordenadoria de Segurança, Justiça, Defesa Civil e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro, IBCCRim, Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, inclusive no Curso de Pós Graduação em Direito Penal Econômico e Europeu, promovido com o Instituto de Direito Penal Econômico e Europeu da Universidade de Coimbra.

Em retribuição a tudo o que o Dr. Felipe Amodeo representou para a advocacia criminal e homenagem à independência e dignidade com que sempre exerceu a advocacia, seus companheiros de escritório decidiram prosseguir o seu trabalho, mantendo seu nome à testa da sociedade.
______________










______________