MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "As Letras da Lei"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "As Letras da Lei"

Veja quem ganhou a obra coletiva "As Letras da Lei".

Da Redação

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Atualizado em 27 de maio de 2013 08:44

A obra coletiva "As Letras da Lei" (casa da Palavra - 141p.), organizada por Pierre Moreau, reúne contos de juristas brasileiros que abordam, através da ficção, temas ligados ao universo jurídico. As histórias percorrem diferentes caminhos nesse cenário que une literatura e direito - um conceito, um mistério, uma vivência, uma reflexão, um ambiente ou a mais pura imaginação.

Crimes de sangue, crimes políticos, o suspense, o xadrez intrincado da verdade e da mentira, o álibi, a traição conjugal, o plágio, a fraude, o erro, a corrupção, a pena de morte e a violência do cárcere. Elementos que cercam o universo do mundo do Direito sempre servem como fonte de inspiração para tramas que fascinam leitores e espectadores.

"O que leva um grupo de advogados, juristas e ministros a correr riscos na literatura? Acostumados a produzir textos de técnica impecável, fechados em significados e interpretações, exercitamos aqui uma nova possibilidade: a de extravasar conhecimento, unindo arte e a experiência de anos com o Direito", explica Pierre Moreau.

A inspiração de Moreau para a realização do livro veio a partir da experiência que o advogado teve no curso de Direito de Harvard, na década de 80. A Universidade oferecia uma cadeira denominada Lei e Literatura, como forma de permitir que os estudantes de Direito pudessem ter em Shakespeare, Dostoiévski, Kafka e outros autores conhecidos os subsídios para a construção do próprio discurso e para o aperfeiçoamento da escrita jurídica. Desde então, Moreau guarda carinhosamente a memória desta vivência e o plano de tornar prática a reunião de escritos literários assinados por advogados de renome. "Sempre acreditei nesse caminho como uma forma eficiente para fazer chegar aos advogados e ao público em geral o amplo conhecimento e as impressões que a carreira proporciona", ressalta ele.

Dentre as vantagens da ficção, o organizador destaca a liberdade da escrita. "No livro não somos reféns do sigilo, do tempo, da precisão. Aqui, somos apenas devotos das palavras no que elas têm de dual e volátil, na beleza de seu significado amplo, na variedade de sons que revelam contos".

Sobre o organizador e os autores :

Pierre Moreau cursou Harvard Law School e Harvard Business School. É professor na Casa do Saber, Doutor em Direito das Relações Sociais e Mestre em Direito Previdenciário, ambos pela PUC-SP e advogado em São Paulo.

Eros Grau é jurista e ministro aposentado do STF.

José Gregori é jurista e foi ministro da Justiça no governo FHC.

Miguel Reale Junior é jurista, professor e foi ministro da Justiça no governo FHC.

Denis Borges Barbosa é jurista, professor, mestre em Direito pela Columbia University School of Law.

José Alexandre Tavares Guerreiro é jurista e exerce arbitragem comercial internacional na Europa junto à Corte de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional nas cidades de Paris, Londres e Haia.

José Renato Nalini é docente universitário e juiz corregedor-geral do TJ/SP.

Luciana Gerbovic presta assessoria jurídica para instituições do terceiro setor.

Luis Francisco Carvalho Filho é advogado, presidiu a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos na primeira metade da década passada.

Luis Kignel é advogado, romancista.

Marcelo S. Barbosa é advogado e mestre em Direito pela Columbia University School Law.

Eduardo Muylaert é advogado e foi secretário da Justiça e da Segurança Pública do Estado de SP e presidente do Conselho de Política Criminal e Penitenciária, do Ministério da Justiça.

__________

Ganhador :

João Luiz Barbosa Palombini, do Rio de Janeiro/RJ

__________