MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. JT não é competente para julgar demanda em contrato de corretagem
TST

JT não é competente para julgar demanda em contrato de corretagem

Decisão é da 1ª turma do TST.

Da Redação

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Atualizado às 09:07

A 2ª turma do TST afastou, por unanimidade, a competência da JT para julgar um caso que envolvia um corretor e o proprietário do imóvel. A turma reformou decisão do TRT da 22ª região e determinou a remessa do processo à Justiça comum do PI.

A ação foi ajuizada por um corretor de imóveis da cidade de Floriano/PI. Ele contou que firmou contrato de autorização de venda com o proprietário do imóvel, fez a divulgação e chegou a encontrar um interessado. Depois de três meses, o contrato venceu e corretor, ao tentar renová-lo, descobriu que o imóvel já havia sido vendido diretamente pelo proprietário. Na ação, o autor exigia a comissão prevista no contrato, no percentual de 4% do valor fixado para o imóvel, algo em torno de R$ 6.400.

Para o proprietário, a relação era de consumo, envolvendo um prestador de serviços e um consumidor final, e deveria ser decidida na Justiça comum. Mas para o TRT da 22ª região, tratava-se de relação de trabalho, cuja competência seria da JT, nos termos do art. 114, inciso I, da CF/88. Na decisão, o TRT afirmou que houve prestação de serviço, e a comissão seria a contraprestação pelo dispêndio da força de trabalho do corretor, "de modo que a modalidade de ajuste se amolda perfeitamente à ideia de relação de trabalho".

O ministro José Roberto Freire Pimenta, relator, entendeu que o Tribunal Regional decidiu em desacordo com o art. 114 da CF/88. Segundo Freire Pimenta, o contrato de corretagem de imóveis não se insere no conceito de relação de trabalho, pois envolve um prestador de serviços e um consumidor final, e não um tomador de serviços, numa relação jurídica de natureza eminentemente cível, que exclui a competência da JT. A decisão foi unânime.

  • Processo relacionado: 584-23.2011.5.22.0106

Fonte: TST

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...