MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP obtém recomendação para certificação ISO 9001/2000

OAB/SP obtém recomendação para certificação ISO 9001/2000

Da Redação

quinta-feira, 3 de novembro de 2005

Atualizado às 07:01


OAB/SP obtém recomendação para certificação ISO 9001/2000

Em solenidade realizada nesta terça-feira, 1/11, às 15h, em seu salão nobre completamente tomado por funcionários e advogados, a OAB/SP obteve a recomendação para a certificação ISO 9001/2000, anunciada pela certificadora GLC (Germanischer Lloyd Certification), empresa credenciada pelo Inmetro. O evento marcou o encerramento da primeira auditoria externa da Ordem, etapa de um extenso processo administrativo para a implantação da ISO, certificação que tem como meta principal a gestão de qualidade total na prestação de serviços.

“Esse é o resultado de um compromisso que busca um ideal de qualidade. É um caminho irreversível para conquistar a certificação e dispomos de todas as ferramentas para melhoria da gestão visando o cliente externo, que são os advogados e estagiários de Direito”, disse o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D’Urso. Participaram também da mesa de trabalho, além de D’Urso, a vice-presidente da OAB/SP, Márcia Regina Machado Melaré; o secretário-geral, Arnor Gomes da Silva Júnior; e o tesoureiro Marcos da Costa, que coordena o processo de certificação. Pela GLC, participaram os auditores : Fábio Bianco, Valise Lewaschiw e Takayuki Daizem.

Conforme Valise Lewaschiw, a auditoria inicial teve caráter aleatório e, portanto, não foram auditados todos os funcionários, o que ficará para as próximas auditorias de manutenção semestrais e anuais para a revalidação da certificação, que deve acontecer num período de três anos. Lewaschiw apontou três pontos positivos que levaram à recomendação da certificação, como o painel de bordo da presidência, onde D’Urso consegue visualizar todos os processos da entidade, por meio de informações atualizadas e gráficos; o envolvimento dos colaboradores; e o comprometimento da alta direção da entidade. “Toda a diretoria precisa estar comprometida para o processo fluir”, ressalta.

Lewaschiw também apontou pontos de não conformidade menores verificados nos processos, mas que, no entanto, não foram impeditivos para a recomendação, como os objetivos de qualidade e satisfação do cliente não divulgada aos colaborares; operação da rede de internet não familiarizada; adequação de formulários de cadastramento; e falta de comunicação da alteração de cadastros. “Somente as não conformidades maiores são impeditivas. As menores não interferem na recomendação. Serão informadas no relatório e pedida a correção”, explicou o auditor. Segundo Daizem, até o final do mês a OAB/SP deve estar obtendo a certificação.

O processo visando a certificação da ISO 9001/2000 da OAB/SP teve início na Reunião de Presidentes, em novembro do ano passado. Praticamente, a Seccional inteira está sendo avaliada. Foram excluídas as comissões por conta do volume - são mais de 40 comissões - que foram deixadas para a próxima etapa. Toda parte financeira, cadastro, seleções, Tribunal de Ética, atendimento e os principais departamentos estão envolvidos no processo de gestão de qualidade.
___________







_______________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...