MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Seccional paulista parabeniza Miguel Reale

Seccional paulista parabeniza Miguel Reale

Da Redação

sexta-feira, 4 de novembro de 2005

Atualizado às 06:59


Seccional paulista parabeniza Miguel Reale


O presidente da OAB/SP, divulgou Nota pública parabenizando o professor Miguel Reale pelo seus 95 anos de vida e destacando seu importante legado para a Advocacia Paulista e Brasileira.
______________


Nota Pública

"Com o privilégio de uma lucidez incontestável, o advogado, jurista, filósofo, professor, ensaísta, memorialista e também poeta Miguel Reale está comemorando 95 anos de idade, a maior parte deles dedicados às causas nobres da defesa da liberdade, da justiça, da cidadania e da democracia.

Miguel Reale tem a simplicidade de considerar como seu principal ofício - dentre tantos ofícios de caráter essencialmente intelectual - o de professor. Já lecionava, mesmo antes de formar-se em Direito nas Arcadas da Faculdade do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo, da qual ocupou por duas vezes o cargo de reitor. Aos 15 anos ministrava aulas particulares por conta da necessidade de natureza familiar e nunca mais parou. Por suas mãos passaram e foram bem conduzidos mais de um milhão de estudantes. Formado em 1934, Miguel Reale ainda milita como advogado - da estirpe dos grandes mestres - preparando estudos, pareceres, livros e artigos jurídicos, filosóficos. Formou incontáveis e renomados advogados, que fizeram e fazem a grandeza da Advocacia brasileira.

A contribuição de Miguel Reale ao Direito é inestimável. São mais de 60 obras com sua assinatura e grande parte delas traduzidas para vários idiomas, com destaque para a "Teoria Tridimensional do Direito", publicada em 1968, onde estabelece uma fase na doutrina jurídica brasileira. Escreveu ainda milhares de artigos publicados em diários e periódicos brasileiros e internacionais. Tem algumas de suas obras listadas como essenciais no campo do conhecimento jurídico e político. Não gratuitamente, tornou doutor 'honoris causa' de diversas universidades da Europa e América Latina.

A intensa militância política do professor Reale o levou também a ocupar com mérito o posto de secretário da Justiça de São Paulo, em 1964, onde notabilizou-se como defensor heróico da autonomia do Estado e da criação de importantes órgãos no campo da Justiça em pleno governo militar. Por tudo isso, nesta data festiva , em nome da Advocacia Paulista parabenizamos por mais um ano de vida e agradecemos ao professor Miguel Reale por seu inestimado legado".

Luiz Flávio Borges D'Urso

Presidente da OAB/SP
_______________







_______________