MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Código Penal Comentado"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Código Penal Comentado"

Veja quem ganhou a obra "Código Penal Comentado".

Da Redação

terça-feira, 11 de junho de 2013

Atualizado em 7 de junho de 2013 09:58

A obra "Código Penal Comentado" (Rideel - 2ª edição - 663p.), de Guaracy Moreira Filho, é a próxima a ser sorteada.

"Entre tantos juristas de escol que o cercam, o professor Guaracy Moreira Filho deu-me a honra de prefaciar esta importante obra.

Certamente o convite formulado pelo professor Guaracy deveu-se muito mais à nossa antiga amizade, de mais de vinte anos, quando eu, então um jovem Juiz de Direito, conheci o já experiente Delegado de Polícia Guaracy Moreira Filho no Foro Distrital de Taboão da Serra.

Como corregedor da Polícia Judiciária de Taboão da Serra aprendi a admirar a seriedade e aplicação do Delegado Dr. Guaracy Titular da Delegacia do município na condução das investigações e inquéritos policiais.

E, sobretudo, também sempre me impressionou a preocupação do Delegado Guaracy com os estudos do Direito Penal e do Direito Processual Penal, tanto que seu gabinete sempre foi repleto dos livros clássicos daquelas matérias e também dos atualíssimos.

Aliás, confesso que não raras vezes, naquela época, me servi da biblioteca do amigo Guaracy para minhas pesquisas.

Quiseram as nossas respectivas carreiras que nos afastássemos de convívio tão salutar, até que anos mais tarde nos reencontramos, desta feita no mestrado em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie. E graças a uma feliz coincidência, naquela ocasião a Faculdade de Direito selecionava professores para a cadeira de Direito Penal.

Como chefe do departamento de Direito Público formulei convite ao professor Guaracy para participar do certame. Entre dezenas de pretendentes à vaga, a Comissão de Professores, constituída pela direção da Faculdade, o escolheu pelos seus elevados méritos e desde então vem exercendo de modo profícuo seu magistério na conceituada Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, sendo inúmeras vezes homenageado pelos seus alunos Como patrono ou paraninfo de turmas.

O Código Penal comentado, de autoria do professor Guaracy Moreira Filho, traduz anos de experiência como delegado de polícia e professor universitário, os comentários do autor aos dispositivos do Código Penal servem mesmo aos mais experientes juristas Como fonte hermenêutica segura, que traduz o verdadeiro significado das disposições legais, sem deixar de lado o interessante aspecto pragmático traduzido pela moderna jurisprudência respectiva aos diversos institutos. Assim, estou certo de que a obra que tenho a honra de prefaciar será referencial para todos aqueles que se debruçam sobre o estudo do Direito Penal
". Nuncio Theophilo Neto, juiz de Direito

Sobre o autor :

Guaracy Moreira Filho é mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Mackenzie. Doutor em Direito Penal pela Universidade de Cuba. Professor de Direito Penal no Instituto Presbiteriano Mackenzie.
Professor de Criminologia na Academia de Polícia do Estado de São Paulo. Delegado de Polícia. Autor de várias obras jurídicas.

__________

Ganhadora :

Thaís de Moraes Botelho, de Americana/SP


__________


__________

Adquira já um exemplar :


__________