MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz de PE é aposentado por comportamento incompatível com a magistratura
Magistratura

Juiz de PE é aposentado por comportamento incompatível com a magistratura

TJ/PE havia aplicado a pena de censura.

Da Redação

terça-feira, 11 de junho de 2013

Atualizado às 17:02

O CNJ determinou, nesta terça-feira, a aposentadoria compulsória de juiz do TJ/PE por comportamento incompatível com a magistratura.

De acordo com informações do CNJ, o magistrado teria se embriagado em uma confraternização de fim de ano e, após isso, ido a um bar de Recife, onde teria se envolvido em confusão com duas mulheres.

O TJ/PE abriu processo contra o magistrado e o puniu com pena de censura. Mas um homem, que fora antes condenado pelo juiz, recorreu ao CNJ e pediu o aumento da pena.

O conselheiro Ney Freitas, relator do processo, defendeu a manutenção da punição aplicada pelo tribunal de origem, mas o conselheiro Emmanoel Campelo se opôs e foi acompanhado pela maioria dos conselheiros: "A questão me parece gravíssima", disse. Campelo argumentou que os magistrados precisam ter conduta irrepreensível, inclusive no comportamento geral em relação às demais pessoas. "Não vejo como não o condenar", acrescentou.

Segundo reforçou Campelo em seu voto, ao agir de forma violenta, ainda que fora do horário de expediente, o magistrado "vulnerabiliza não somente sua função, mas todo o Poder Judiciário".

"Ao aplicar a pena de censura, o Tribunal dissociou-se da evidência dos autos, que denotava a prática de conduta de maior gravidade. Ao exibir um comportamento assim violento, o magistrado demonstra incapacidade para o exercício da judicatura e não apenas conduta censurável", concluiu o conselheiro.

Fonte: CNJ

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.