MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. ANP pode divulgar na internet lista de postos que adulteram combustível
Decisão

ANP pode divulgar na internet lista de postos que adulteram combustível

Lei 9.478/97 prevê a competência da ANP para aplicar sanções administrativas e pecuniárias a postos que comercializam combustível em desacordo com suas especificações.

Da Redação

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Atualizado às 09:19

A 5ª turma do TRF da 1ª região negou provimento à apelação de um posto de combustíveis que pedia indenização a título de danos morais por ter seu nome publicado em lista de postos revendedores autuados e/ou interditados por problemas de qualidade dos combustíveis, no site da ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

O juiz Federal Carlos Eduardo Castro Martins, relator convocado, afirmou que a ANP é competente para aplicar sanções administrativas e pecuniárias a estabelecimentos que comercializam combustíveis em desacordo com suas especificações e que o posto revendedor é responsável pela qualidade do combustível que oferece ao consumidor, ainda que de forma solidária.

Veja a decisão publicada no e-DJF1 de 27/5.

_______________

Numeração Única: 288954920044013400

APELAÇÃO CÍVEL 2004.34.00.028967-6/DF

Processo na Origem: 200434000289676

RELATOR(A): DESEMBARGADOR FEDERAL SOUZA PRUDENTE

RELATOR(A) CONVOCADO(A): JUIZ FEDERAL CARLOS EDUARDO CASTRO MARTINS

APELANTE: AUTO POSTO AGUIA DE OURO LTDA

ADVOGADO: DEIRDRE DE AQUINO NEIVA

APELADO: AGENCIA NACIONAL DE PETROLEO - ANP

PROCURADOR: ADRIANA MAIA VENTURINI

EMENTA

CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO E CIVIL. RESPONSABILIDADE CIVIL. POSTO REVENDEDOR DE COMBUSTÍVEL. COMPETÊNCIA DA AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO - ANP. ADULTERAÇÃO DE COMBUSTÍVEL. APLICAÇÃO DE MULTA. LEGITIMIDADE DE AUTUAÇÃO ADMINISTRATIVA. PREJUDICADO O PEDIDO DE INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL.

I - Afigura-se legítima a atividade fiscalizadora da ANP, porquanto possui autorização constitucional (CF, art. 238), assim como legal (Lei nº 9.478/97), para tanto. Com efeito, é competente para aplicar sanções administrativas e pecuniárias.

II - Na espécie, a adulteração da gasolina restou comprovada à saciedade, não merecendo acolhida a alegação de que a inadequação do combustível poderia advir de transporte incorreto do produto. De outro lado, é patente a responsabilidade do posto revendedor pela qualidade do combustível que oferece ao consumidor, ainda que seja de forma solidária, consoante disposto no art. 10, inciso II, da Portaria ANP nº 116/00 e no art. 18, caput e § 1º, da Lei nº 9.847/99.

III - Constatada a legalidade da autuação administrativa e da penalidade decorrente, imposta ao revendedor de combustível, fica prejudicado o exame do pedido de indenização por dano moral em virtude de inclusão do nome do infrator em lista publicada na rede internacional de computadores (internet).

IV - Apelação desprovida.

ACÓRDÃO

Decide a Turma, à unanimidade, negar provimento à apelação.

Quinta Turma do Tribunal Regional Federal - 1ª Região. Em 20/05/2013.

Juiz Federal CARLOS EDUARDO CASTRO MARTINS

Relator Convocado

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...