MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ homologa sentença arbitral estrangeira que entendeu não ser aplicável dispositivo de lei civil brasileira

STJ homologa sentença arbitral estrangeira que entendeu não ser aplicável dispositivo de lei civil brasileira

x

Da Redação

segunda-feira, 7 de novembro de 2005

Atualizado às 09:32

 

STJ homologa sentença arbitral estrangeira que entendeu não ser aplicável dispositivo de lei civil brasileira

 

O STJ decidiu, por unanimidade de votos, homologar sentença arbitral que afastou a aplicação de dispositivo legal brasileiro à controvérsia. O pedido de homologação, requerido por empresa norte-americana, buscava o reconhecimento de sentença proferida por Tribunal Arbitral, constituído de acordo com as Regras de Arbitragem da Comissão das Nações Unidas sobre o Direito Comercial Internacional - UNCITRAL, a qual condenou a empresa brasileira ao pagamento de indenização em razão de descumprimento de contrato firmado entre as partes.

 

No procedimento arbitral instaurado, a empresa brasileira sustentou que foi impedida de cumprir o contrato pois a empresa norte-americana teria deixado de fornecer determinados dados à Marinha brasileira, o que teria ocasionado a perda do registro da empresa brasileira na Diretoria de Hidrografia e Navegação (DNH).

 

A empresa brasileira pretendia a aplicação do artigo 1.092 do Código Civil brasileiro de 1916, em vigor à época, o qual prevê que em contratos bilaterais as partes não podem exigir o implemento da prestação alheia antes de ter cumprido a sua própria obrigação.

 

O Tribunal Arbitral entendeu que o contrato não continha a obrigação mencionada, além de que a ausência de fornecimento dos dados não teria acarretado nenhum prejuízo à empresa brasileira.

 

A empresa brasileira contestou o pedido de homologação da Sentença Arbitral sob o fundamento de que a não-aplicação do dispositivo legal citado acarretaria ofensa à ordem pública, soberania nacional e bons costumes.

 

O Superior Tribunal de Justiça decidiu que o simples fato de a Sentença Arbitral não ter acolhido a tese de defesa da empresa brasileira, notadamente a previsão legal contida no artigo 1.092 do Código Civil de 1916, não caracteriza qualquer ofensa à ordem pública, soberania nacional e bons costumes, deferindo, dessa maneira, a homologação requerida.

 

Em seu voto, o Ministro Relator ponderou que o dispositivo legal utilizado pela empresa brasileira em sua defesa não se enquadra nas denominadas normas de ordem pública. Além disso, o Superior Tribunal de Justiça, a exemplo de reiterados precedentes do Supremo Tribunal Federal, consignou que o mérito da Sentença Arbitral não poderia ser discutido.

 

O Superior Tribunal de Justiça, com a decisão ora mencionada e a exemplo de outras, mostra-se coerente com a legislação brasileira relativa à Arbitragem, conferindo aos procedimentos arbitrais legitimidade sem intervir-lhes no mérito, e respeitando a opção das partes de resolverem seus conflitos por meio da Arbitragem, cada vez mais aceita e difundida no Brasil.

 

Sentença Estrangeira Contestada n.º 802, Superior Tribunal de Justiça.

 

 

Giovanni Ettore Nanni

Sócio de Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados

 

_________

 

Fonte: Boletim do escritório Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados

 

_________________

 

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...