MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Maneira de servir a comida não constitui critério de organização sindical
Sindicalismo

Maneira de servir a comida não constitui critério de organização sindical

Entendimento é da 10ª turma do TRT da 2ª região

Da Redação

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Atualizado às 10:18

A 10 ª turma do TRT da 2ª região deu parcial provimento ao recurso de sindicato, que reivindicava ser o legítimo representante dos trabalhadores de uma cafeteria. Segundo a decisão, está evidenciado que a reclamada tem como atividade principal vender e servir comidas, e "não havendo prova de que outra tenha sido a atividade preponderante, caracterizado está o enquadramento sindical invocado na inicial".

Em 1ª instância, o juízo da 39ª vara do Trabalho de SP, julgou o improcedente o pedido do Sinthoresp, que pleiteava a aplicação de suas normas coletivas às relações empregatícias da empresa reclamada. Inconformado com a decisão, o autor recorreu ao TRT da 2ª região, reafirmando ser o legítimo representante dos empregados do estabelecimento e não o Sindifast - Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de refeições rápidas de São Paulo.

Ao analisar a ação, a desembargadora Marta Casadei Momezzo, relatora, entendeu que "a maneira de se servir a comida não constitui critério de organização sindical". Afirmou, ainda, que nos termos do art. 581, § 1º, da CLT, o enquadramento sindical patronal se define "através da atividade preponderante do estabelecimento e, em decorrência dessa categoria econômica é que se distingue a profissional".

Salientou, também, que em casos de dúvida quanto ao monopólio sindical de uma determinada categoria, o STF tem se pautado pelo princípio da anterioridade, prevalecendo o sindicato mais antigo. No caso em questão, o Sinthoresp.

Ao concluir, a relatora determinou o retorno dos autos ao tribunal de origem para exame dos demais pedidos, "a fim de não se configurar supressão de instância".

  • Processo: 0002079-67.2011.5.02.0039

Confira a íntegra do acórdão.

___________

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...