MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Inscrições para Programa de Iniciação Científica da Direito GV terminam no próximo dia 30
Processo seletivo

Inscrições para Programa de Iniciação Científica da Direito GV terminam no próximo dia 30

O PIC chega a sua sexta edição e pela segunda vez, irá aceitar projetos de pesquisa de alunos de outras instituições.

Da Redação

terça-feira, 25 de junho de 2013

Atualizado às 07:48

As inscrições para o Programa de Iniciação Científica (PIC) da Direito GV terminam no próximo dia 30. O PIC tem como objetivo identificar jovens acadêmicos com potencial científico e formá-los desde cedo como pesquisadores em temas jurídicos variados. Os aprovados deverão produzir uma monografia sobre o problema de pesquisa escolhido.

O PIC chega a sua sexta edição e pela segunda vez, irá aceitar projetos de pesquisa de alunos de outras instituições. "Com a possibilidade de aceitar estudantes de outras faculdades de direito, procuramos ampliar o fluxo de ideias e perspectivas de trabalho entre a Direito GV e outras instituições de todo o país", explica Clarissa Piterman Gross, pesquisadora da Direito GV. A única condição é que o candidato selecionado precisa se comprometer a participar de todas as reuniões e encontros estabelecidos pelo professor orientador.

Qualquer aluno pode se candidatar, mesmo que não more na Grande São Paulo. Clarissa conta que no ano passado teve início uma primeira experiência de orientação de um bolsista residente fora da Grande São Paulo, aluno da UFRN. A experiência está sendo bem sucedida e o projeto está se desenvolvendo sob orientação da professora Maíra Rocha Machado, coordenadora do Núcleo de Estudos sobre o Crime e a Pena da Direito GV. "Os feedbacks e as reuniões foram feitas por meios eletrônicos como, por exemplo, vídeo conferência e Skype", explica Clarissa.

Serão concedidas até seis bolsas de iniciação científica para o desenvolvimento de projetos que estejam diretamente vinculados às linhas de pesquisa da Direito GV. Para participar, os candidatos deverão estar matriculados entre o primeiro e oitavo semestre. É preciso preencher um formulário com todas as informações sobre o tipo de pesquisa que será desenvolvido e a indicação do professor orientador. No projeto é necessário ter: resumo; introdução; justificativa com síntese bibliográfica; objetivos; plano de trabalho e cronograma de execução da pesquisa; e metodologia.

O período de inscrições no processo seletivo termina em 30/6/2013. As pesquisas terão duração máxima de um ano, e serão desenvolvidas no período compreendido entre agosto de 2013 e julho de 2014.

Para saber mais informações sobre inscrições, orientações e acesso ao edital, clique aqui.

______________