MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. "A esperança se renova", afirma carta aberta sobre posse de Barroso
Barroso no STF

"A esperança se renova", afirma carta aberta sobre posse de Barroso

ABDConst parabeniza Barroso pela posse no STF.

Da Redação

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Atualizado às 11:34

A ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional divulgou nesta quarta-feira, 26, uma carta aberta a Luís Roberto Barroso. O documento parabeniza o professor pela posse no STF e caracteriza a ocasião como uma "importante vitória do pensamento constitucionalista brasileiro".

Confira abaixo a carta aberta na íntegra.

___________

Carta aberta ao professor Luís Roberto Barroso

Nesta quarta-feira, dia 26/06/2013, o Direito brasileiro estará em festa, a República se engrandecerá e a Constituição de 1988 avançará em sua concretização. Sua posse como Ministro do Supremo Tribunal Federal marca uma importante vitória do pensamento constitucionalista brasileiro, movimento que, já há alguns anos, vem lutando por uma sociedade plural e justa, com plena efetividade dos Direitos Fundamentais.

O levante constitucionalista que emerge a partir de meados dos anos 90 não seria o mesmo sem sua participação. Desde então, o Direito Constitucional mudou, se robusteceu e passou a ser considerado na práxis judicial. Perspectivas pós-positivistas se abriram com a irradiação da força normativa da Constituição. A Teoria do Direito se viu oxigenada, com novos parâmetros para se pensar o ordenamento jurídico, as fontes e a interpretação da Constituição.

De outro lado, sua trajetória é um exemplo para todos aqueles que acreditam no trabalho, na dedicação aos estudos e na ética profissional e pessoal como melhor maneira de alcançar o sucesso. Na caminhada, muitos foram os títulos outorgados a Vossa Excelência: Doutrinador exigente e profundo conhecedor do Direito, Advogado de grandes causas, Professor apaixonado pela docência e admirado por seus alunos, Defensor dos Direitos Humanos e das minorias. Eis apenas alguns dos predicados que o conduziram ao cargo máximo da magistratura nacional.

Assim, com sua posse na Corte Maior do país, a esperança se renova e, em momento tão especial, a Academia Brasileira de Direito Constitucional - ABDConst, celebrando a ascensão de seu Membro-Catedrático ao Supremo Tribunal Federal, vem prestar-lhe uma homenagem pública, agradecendo por todo o apoio dispensado aos projetos desenvolvidos pelas Instituição.

Na certeza de que sua atuação na Corte será impecável, com serenidade e independência para enfrentar os principais temas de interesse nacional, a ABDConst congratula seu eminente membro, com protestos de estima e consideração.

Curitiba-PR, 24 de junho de 2013.

_______________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas