MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Manual de Sociologia Jurídica"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Manual de Sociologia Jurídica"

Veja quem ganhou o livro "Manual de Sociologia Jurídica".

Da Redação

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Atualizado em 4 de julho de 2013 08:28

O livro "Manual de Sociologia Jurídica" (Saraiva - 376p.), coordenado por Felipe Gonçalves Silva e José Rodrigo Rodriguez, aborda temas atuais, que abarca problemas sociais concretos tratados pela disciplina, tais como acesso à Justiça, pluralismo jurídico, reforma do judiciário, cidadania e desigualdades sociais.

É um livro destinado prioritariamente a alunos e professores das faculdades de Direito. Ele busca auxiliar a preparação de aulas e seu devido acompanhamento por meio de textos didáticos e informativos, orientados tanto por materiais teóricos já consagrados como por pesquisas contemporâneas originais e relevantes.

A escolha dos conteúdos presentes em cada capítulo procurou contemplar os assuntos que mais tradicionalmente fazem parte dos cursos de Sociologia Jurídica no país, bem como importantes reflexões sobre o Direito desenvolvidas em outros âmbitos das Ciências Sociais ainda não plenamente incorporadas entre os tópicos de nossa formação jurídica.

O manual é estruturado em duas partes. Enquanto a primeira apresenta alguns dos mais influentes teóricos da Sociologia do Direito do mundo - Karl Marx, Max Weber, Émile Durkheim, Michel Foucault, Pierre Bourdieu, Jürgen Habermas, Franz Neumann e Niklas Luhmann -, a segunda é composta por discussões sobre problemas sociais brasileiros, a maior parte delas orientada por estudos empíricos. Pluralismo jurídicos transformações no Estado de Direito, função do Judiciário e acesso à justiça, relações entre Direito e movimentos sociais, papel social da advocacia, violência e desigualdades sociais são alguns dos temas analisados nessa seção.

Esta estrutura permite que o leitor se informe sobre as ferramentas teóricas fundamentais do pensamento sociológico e fique a par de um conjunto representativo das considerações e pesquisas sobre o Direito no Brasil. Os capítulos dessa obra podem ser utilizados como bibliografia básica do curso de Sociologia Jurídica, como leitura complementar aos textos clássicos e também para desenvolver debates em sala de aula.

Sobre os autores :

Felipe Gonçalves Silva é pesquisador do Núcleo Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e planejamento (NDD/CEBRAP). Pós-doutor pelo Instituto Latino-Americano da Freie Universität Berlin. Doutor em Filosofia pela UNICAMP.

José Rodrigo Rodriguez é coordenador do Núcleo Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e planejamento (NDD/CEBRAP). Editor da Revista DIREITO GV e professor e coordenador de publicações da FGV. Doutor em Filosofia pela UNICAMP e mestre pela USP.

__________

Ganhador :

Marcos Medina, escrevente do TJ/SP, de Itapira

__________

__________

Adquira já um exemplar :

__________