MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Biografia de João Gilberto não deve ser retirada de circulação
Busca e apreensão

Biografia de João Gilberto não deve ser retirada de circulação

Para o juiz, "a busca e apreensão de obras literárias se caracteriza como censura, absolutamente inadmitida no ordenamento jurídico brasileiro".

Da Redação

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Atualizado às 16:09

A 9ª vara Cível da comarca de SP julgou improcedente a ação ajuizada pelo músico João Gilberto, em que ele reivindicava a busca e apreensão de obra biográfica sobre sua vida. Segundo o autor, a publicação apresenta conteúdo ofensivo à sua imagem e intimidade, por meio de exposição não autorizada de seu retrato pessoal.

Ao ajuizar ação, o compositor alegou também "conflito entre liberdade de expressão e direito à informação". Segundo sua defesa, é evidente o prejuízo ao autor, em razão da "injúria e difamação caracterizadas bem como pela divulgação de fatos relativos à sua vida privada". Sustentou que o livro transmite a ideia de "homem displicente no cumprimento de suas obrigações trabalhistas, de alguém que emite conceitos desfavoráveis a outras figuras artísticas bem como sugere que o autor é acometido de neurose obsessiva e paranoia".

Em sua defesa, a editora responsável pela publicação afirmou que a biografia é uma homenagem ao aniversário de 80 anos do músico, sendo resultado de vários anos de pesquisa. Alegou ainda que não há qualquer ilicitude em sua obra literária ou ofensa à imagem de João Gilberto, "pessoa pública que desperta interesse coletivo na medida em que se trata de um dos maiores artistas da música nacional".

Ao analisar o processo, o juiz de Direito Valdir da Silva Queiroz Junior julgou improcedente o pedido por entender que, "a busca e apreensão de obras literárias se caracteriza como censura, absolutamente inadmitida no ordenamento jurídico brasileiro".

"A proteção da honra e imagem do autor se faz, também por extração constitucional, pela forma da indenização, nada mais. É o que dispõe o art. 5, X da Carta Magna. Jamais pela censura", concluiu.

  • Processo: 0181186-30.2012.8.26.0100

Confira a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas