MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Não cabe multa a advogada por suposto abandono processual
Mandado de segurança

Não cabe multa a advogada por suposto abandono processual

Causídica protocolou pedido de adiamento de sessão por motivo de doença.

Da Redação

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Atualizado às 08:45

A 2ª câmara Criminal do TJ/SC decidiu que não cabe multa a advogada que não compareceu a um julgamento e foi condenada por abandono processual. A decisão decorre de MS interposto pela OAB/SC contra decisão do juiz da 3ª vara de São Bento do Sul, que havia condenado a advogada ao pagamento de uma multa de 20 (vinte) salários mínimos, com base no art. 265 do CPP. A sessão que acolheu tese da OAB/SC foi acompanhada pelo Conselheiro Estadual da entidade, Leonardo Pereima.

A advogada havia sido contratada para defender um cliente em processo do Tribunal do Júri. Um dia antes do julgamento, protocolou pedido de adiamento da sessão, alegando motivo de doença e anexando ao protocolo o respectivo atestado médico. O juiz entendeu que o atestado não era verdadeiro, aplicando a multa por abandono processual.

Na sua decisão, a 2ª câmara Criminal, por unanimidade, concedeu "a ordem para afastar a multa do art. 265 do Código de Processo Penal", acolhendo argumento da OAB/SC de que não houve direito ao contraditório e que o atestado médico "possui presunção de veracidade, e não o contrário".

  • Processo : MS 2012.089946-6

___________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas