MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ lança portal para reunir acesso à memória do Judiciário
História

CNJ lança portal para reunir acesso à memória do Judiciário

Portal concentrará os endereços das páginas na internet onde os tribunais disponibilizam seus acervos.

Da Redação

sábado, 13 de julho de 2013

Atualizado às 08:32

A história de todos os tribunais do país ao alcance com apenas um clique. Esse é o objetivo do CNJ ao lançar nesta semana uma página no seu portal na internet para reunir os links que dão acesso ao acervo documental e histórico das cortes de Justiça brasileiras. A inciativa integra o Proname - Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário, desenvolvimento pelo CNJ desde 2009 para preservar a memória do Poder Judiciário.

Uma espécie de banco de dados virtual, o portal concentrará os endereços das páginas na internet onde os tribunais disponibilizam seus acervos. A proposta é reunir esses links em um único lugar, de forma a facilitar o acesso da sociedade à memória do Poder Judiciário.

Até o momento, o portal da memória do Poder Judiciário fornece os links de acesso aos registros judiciais, arquivísticos, museológicos e biblioteconômicos do STF, do STJ, do TST, do CJF, do CSJT e dos TJs dos Estados do AM, DF, RJ e SP.

Os tribunais e demais órgãos da Justiça interessados em incluir no portal as suas páginas de acesso à memória documental devem enviar um e-mail para [email protected]. Há um consenso de que a divulgação da história do Poder Judiciário e do conteúdo dos processos judiciais é importante, pois reflete a própria história da sociedade. O trabalho da Justiça não se encerra com os julgamentos dos processos.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA