domingo, 28 de novembro de 2021

MIGALHAS QUENTES

fechar

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara pode concluir votação de projeto dos royalties na próxima semana
Pauta

Câmara pode concluir votação de projeto dos royalties na próxima semana

O texto conta com urgência constitucional e tranca os trabalhos.

sábado, 13 de julho de 2013

A votação do PL (323/07) que direciona os recursos dos royalties do petróleo à educação e à saúde é a prioridade do plenário da Câmara nos dias 16 e 17/7. O texto conta com urgência constitucional e tranca os trabalhos. Os deputados já votaram o parecer do relator, deputado André Figueiredo, e mantiveram a maior parte do texto da Câmara.

Entretanto, se algum dos destaques for aprovado, o texto pode mudar. Desses destaques, três apresentados pelo PMDB retomam a redação do Senado.

A principal diferença entre as duas versões é quanto ao uso dos recursos que serão alocados no Fundo Social. Esse fundo receberá os royalties da União conseguidos com os contratos de concessão de áreas de pré-sal, com parcela do bônus de assinatura e por rendimentos obtidos com a venda da parcela de óleo que caberá ao governo federal nos contratos de partilha de produção.

O texto da Câmara permite o uso de 50% dos recursos do Fundo Social para a educação até que se atinja o percentual de 10% do PIB aplicado no setor, segundo meta do Plano Nacional de Educação.

Já o texto do Senado permite o uso de 50% dos rendimentos do fundo (e não de seu valor total), o que diminuiria o montante a ser aplicado em curto e médio prazo. O governo defende a proposta aprovada no Senado.

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 13/7/2013 09:14