MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MPF/DF apura suspeita de sonegação envolvendo a Rede Globo
Investigação

MPF/DF apura suspeita de sonegação envolvendo a Rede Globo

A apuração foi solicitada por 17 entidades da sociedade organizada, que alegam que o MP deve agir porque há indícios de lesão a bens federais.

Da Redação

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Atualizado às 08:50

A Procuradoria da República no DF confirmou nesta terça-feira, 16, que abriu apuração criminal preliminar para investigar suspeitas de sonegação envolvendo a Rede Globo. O procedimento foi iniciado na segunda-feira, 15, com a distribuição do caso para um procurador responsável.

Segundo a Agência Brasil, a apuração foi solicitada por 17 entidades da sociedade organizada, entre elas o Centro de Estudo das Mídias Alternativas Barão de Itararé, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. Eles alegam que o MP deve agir porque há indícios de lesão a bens federais.

De acordo com o grupo, as apurações tornaram-se necessárias devido a divulgação recente de documentos, até então sigilosos, sobre multa de mais de R$ 600 mi à Rede Globo pela tentativa de sonegar impostos relativos à exibição da Copa do Mundo de 2002. Ainda segundo o grupo, também há suspeita de lavagem de dinheiro, de crimes contra órgãos da administração direta e indireta da União, e de estelionato.

Com a abertura de procedimento preliminar, o MP tem prazo de 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo tempo, para apurar as informações. Se houver indícios suficientes de crime, é aberto inquérito. Caso negativo, o procedimento é arquivado. A Procuradoria do DF ainda poderá encaminhar os documentos para o RJ, onde fica a sede da empresa.

Na semana passada, o MPF/RJ divulgou nota informando que acompanhava o caso desde 2005 e que não pediu abertura de inquérito policial por impeditivos legais relativos à restituição de valores fiscais. "Quanto aos demais tipos criminais aventados na mídia, o MPF entende que o enquadramento não seria aplicável por ausência de indícios". O órgão também confirmou que documentos do caso foram extraviados por uma servidora da RF, que já foi processada e condenada pela Justiça.

Em nota, a Rede Globo disse que já não tem qualquer dívida em aberto com a RF e que apenas optou, na época, por "uma forma menos onerosa e mais adequada no momento para realizar o negócio, como é facultado pela legislação brasileira a qualquer contribuinte". A empresa informou que, após ser derrotada nos recursos apresentados à RF, decidiu aderir ao Programa de Recuperação Fiscal e fazer os pagamentos.

A empresa ainda destacou que desconhecia os fatos relativos a desvios de documentos no processo fiscal, pois não figurava como parte no processo. Segundo a Globo, os documentos perdidos foram restituídos com a colaboração da própria empresa, que desconhece os motivos que levaram a servidora a agir dessa forma.

Veja a íntegra do documento protocolado pelas entidades.

_______________

Ao

Ministério Público Federal

Procuradoria da República no Distrito Federal

SGAS 604, Lote 23 - Avenida L2 Sul - Brasília/DF

O Ministério Público Federal, por força de atribuição expressamente prevista na Constituição Federal, atua em casos que envolvem qualquer tipo de lesão a bens ou patrimônio da União, autarquia ou empresa federal.

Sendo assim, vimos apresentar documentação, até então sigilosa e amplamente divulgada nas últimas semanas em todas as redes sociais.

Desde sua divulgação esta documentação está entre as mais vista em todo mundo pela internet, disponível para acesso público.

Trata-se, dentre outros de:

  • Sonegação de impostos federais;
  • Crimes envolvendo lavagem de dinheiro;
  • Crimes contra órgãos da administração direta e indireta da União;
  • Estelionato envolvendo autarquias e empresas públicas da União.

Para fins de ciência, informamos que a empresa Globo Comunicações e Participações S.A., através de Nota Oficial divulgada pelo portal UOL, confirmou a existência de processos junto a Receita Federal.

Na certeza de estarmos exercendo nossa CIDADANIA PLENA.

Brasília, 11 de julho de 2013.

ENTIDADES, INSTITUIÇÕES E ORGANIZAÇÕES DO MOVIMENTO SOCIAL DO DISTRITO FEDERAL ABAIXO RELACIONADAS:

1. Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé - DF

2. Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, FNDC - DF

3. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST - DF

4. Coletivo Intervozes - DF

5. Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB - DF

6. União de Negros pela Igualdade - UNEGRO - DF

7. Centro Brasileiro de Solidariedade e Luta pela Paz - Cebrapaz - DF

8. Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e Ministério Público da União no DF

9. Instituto de Comunicação Comunitária e Inclusão Digital - INCID

10. Frente Nacional pela Valorização das TV's do Campo Público - Frenavatec

11. Associação Mundial de Rádios Comunitárias - AMARC - Brasil

12. Associação dos Servidores do Ministério Público Federal - ASMPF

13. Sindicato dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agentes Comunitários de Saúde do Distrito Federal

14. Sindicato dos Cuidadores de Idosos do DF

15. Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação e Confeitaria do DF

16. Sindicato dos Auxiliares de Educação Privada do FD

17. Movimento Negro Unificado - MNU - DF

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...