MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Novo marco regulatório visa aperfeiçoar o ensino jurídico, diz Marcos da Costa
Direito

Novo marco regulatório visa aperfeiçoar o ensino jurídico, diz Marcos da Costa

A OAB/SP recebeu nesta quarta-feira, 17, a segunda audiência pública que debateu propostas para estabelecer um novo marco regulatório para normatizar os cursos de Direito no Pais.

Da Redação

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Atualizado às 08:17

A OAB/SP recebeu nesta quarta-feira, 17, a segunda audiência pública que debateu propostas para estabelecer um novo marco regulatório para normatizar os cursos de Direito no país. A audiência foi convocada pelo Conselho Federal da OAB e pelo MEC.

O presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, agradeceu a acolhida da ideia da audiência por parte da OAB/SP e revelou que a sequência de audiências em todo o Brasil servirá para ouvir a sociedade brasileira, principalmente a comunidade jurídica, sobre o novo marco regulatório. Ao todo, serão 13 audiências estaduais, terminando com uma plenária no mês de setembro em Brasília.

O presidente da OAB/SP, Marcos da Costa, ressaltou que o objetivo é o aperfeiçoamento do ensino jurídico. "Precisamos nos concentrar nesse aperfeiçoamento porque o baixo índice de aprovação no Exame de Ordem é preocupante. Queremos um ensino jurídico de qualidade (...) Com um melhor ensino jurídico certamente faremos uma revolução na Justiça", afirmou Costa.

A pauta do encontro incluiu diretrizes curriculares, avaliação do curso de Direito, contribuição do Enade, vaga para a OAB no Conselho Nacional de Educação, aprimoramento do Núcleo de Prática Jurídica e do estágio, aprimoramento docente nas IES, concepção pedagógica e aprimoramento do E-MEC.

Segundo o presidente do Conselho Federal, é necessário definir que tipo de bacharel queremos, e qual bacharel a sociedade precisa. "Devemos estimular a capacidade de reflexão. O curso de direito deve se adequar a uma conclusão acerca de um novo bacharel que queremos construir?", questionou.

Especialização

Uma das propostas colocadas na audiência foi a possibilidade de especialização durante a graduação no curso de Direito. O conselheiro Federal da OAB Luiz Flávio Borges D'Urso explicou que "não há um advogado que entenda de tudo o tempo todo, devido à complexidade legislativa, devido à amplitude dos campos. Então a tendência natural da especialização leva os profissionais, por virtudes próprias, a ir buscando as suas áreas, onde eles mais de adaptam".

____________

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...