MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gradiente acusa Apple de "arrogância ímpar" e "soberba" em briga pela marca iPhone
Chicana

Gradiente acusa Apple de "arrogância ímpar" e "soberba" em briga pela marca iPhone

Segundo a empresa brasileira, "O passado da Apple lhe condena" em razão da prática da empresa estadunidense em ignorar direitos de propriedade industrial de terceiros.

Da Redação

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Atualizado às 16:57

Na ação que discute o uso da marca "iPhone" no Brasil, a Gradiente manifestou-se, no último dia 17, para acusar a Apple de "litigância de má-fé", "insofismável chicana" e "arrogância ímpar". A gigante estadunidense pede a nulidade parcial do registro do nome.

De acordo com a empresa brasileira, uma simples leitura dos pedidos feitos pela Apple revela "seu nítido caráter protelatório", pretendendo "retardar, a todo custo," o julgamento da ação. Segundo os representantes da Gradiente, um dos pedidos da Apple, de que o INPI seja intimado a se manifestar sobre a validade da titularidade da marca, "só vem a corroborar a sua soberba e espírito autoritário".

Em outro tópico do documento, que traz seis enunciados, a IGB Eletronica, denominação da Gradiente nos autos, afirma que "O passado da APPLE lhe condena" no que diz respeito à "corriqueira e habitual conduta da empresa de ignorar direitos de propriedade industrial de terceiros".

Relembrando o histórico que envolve o uso do termo iPhone em outros países, a IGB afirma ainda que "não são necessárias maiores ilações para comprovar que a marca "IPHONE" é perfeitamente distintiva, inclusive em seu país de origem", como comprovam os atos praticados pela própria empresa e questiona: "Por qual razão seria diferente no Brasil?"

Dentre os pedidos, a Gradiente requer o indeferimento de todos os pedidos formulados pela Apple na ação, a juntada de documentos de outras ações envolvendo o tema, além de reiterar o "pedido de julgamento antecipado da lide, confiando na total improcedência da ação".

Histórico

Em 2000, a Gradiente resolveu unir internet e celular e criou um aparelho inicialmente denominado de "Internet Phone", abreviado para "IPhone" pelo departamento de marketing da empresa. Após registrar a marca no INPI, o Instituto confirmou, em 2008, a titularidade da marca. Um ano antes, em 2007, a empresa, que se recuperava financeiramente para voltar ao mercado, se deparou com o lançamento da Apple no Brasil de aparelho com o mesmo nome, embora a fosse detentora da marca. Em 2012, a Gradiente voltou ao mercado para relançar seus aparelhos.

  • Processo: 0490011-84.2013.4.02.5101

Patrocínio

Patrocínio Migalhas