MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Comissão de Ética arquiva processo contra Afif por acúmulo de cargos
Caso Afif

Comissão de Ética arquiva processo contra Afif por acúmulo de cargos

O cargo de vice-governador de SP não interfere no trabalho de Guilherme Afif como ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, podendo haver o acúmulo de cargos.

Da Redação

terça-feira, 30 de julho de 2013

Atualizado às 08:34

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República arquivou, nesta segunda-feira, por unanimidade, o processo contra o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, pelo acúmulo do cargo de ministro com o de vice-governador de SP.

Para o presidente da comissão, ministro Américo Lacombe, não há irregularidade porque o cargo de vice-governador não interfere no trabalho de Afif como ministro.

"O problema é todo do estado de São Paulo. Para nós não há problema porque ele não exerce nenhuma função como vice-governador. Vice não tem função. O vice só trabalha se o titular delegar alguma função para ele. Como o governador de São Paulo não está delegando nenhuma função para ele, ele não está exercendo função nenhuma. Na verdade, ele só está exercendo a função de ministro de Estado", explicou Lacombe.

De acordo com a resolução 8/03 da Comissão, há conflito de interesses no exercício de atividade que "viole o princípio da integral dedicação pelo ocupante de cargo em comissão ou função de confiança, que exige a precedência das atribuições do cargo ou função pública sobre quaisquer outras atividades". Segundo Lacombe, o caso de Afif não se enquadra nessa situação.

Dois cargos

Afif tomou posse como ministro em 9/5, abdicando do salário de vice-governador. Após pedido de explicações feito pela comissão, ele entregou ao colegiado parecer da AGU, que apontou que só haveria impedimento para que Afif assumisse o ministério se tivesse que ocupar definitivamente o posto de governador de SP. Quando isso ocorrer, ele terá que ser exonerado do cargo de ministro para assumir o governo de SP e ser renomeado em seguida.

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...