MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Boletim da Secretaria da Reforma do Judiciário

Boletim da Secretaria da Reforma do Judiciário

Da Redação

quinta-feira, 17 de novembro de 2005

Atualizado em 16 de novembro de 2005 12:57




Boletim

Leia abaixo o boletim da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça.

____________

Notas

 

Câmara aprova alteração no Processo Trabalhista

 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou no último dia 25 o projeto de lei 4730/04, que permite aos advogados, sob sua responsabilidade pessoal, reconhecerem a autenticidade das cópias de documentos oferecidos como prova nas ações trabalhistas, sem a necessidade de autenticação em cartório. O objetivo é racionalizar os procedimentos dos cartórios e otimizar a atividade profissional do advogado. Elaborada pela SRJ e pelo tribunal Superior do Trabalho, a proposta segue agora para a CCJ do Senado Federal. O projeto de lei 4730/04 está entre as 23 propostas de alteração da legislação processual civil, penal e trabalhista apresentadas pelo Executivo ao Congresso Nacional no final do ano passado, como parte do Pacto de Estado por um Judiciário mais Rápido e Republicano.

 

Brasil discute acesso à Justiça no Chile

 

A Secretaria de Reforma do Judiciário apresentou durante o 1º Fórum Ibero-americano sobre acesso a Justiça o trabalho desenvolvido pelo governo federal para fortalecer e ampliar o acesso à Justiça e as práticas alternativas de solução de conflitos. O encontro ocorreu em Santiago, no Chile, entre os dias 26 e 28 de outubro. Na ocasião, a pesquisadora Maria Tereza Sadeck apresentou os resultados do "Diagnóstico da Defensoria Pública", o primeiro mapeamento em âmbito nacional sobre a estrutura, o funcionamento e o perfil dos membros da instituição. Também foram expostos os principais pontos do projeto Justiça Restaurativa, método aplicado na área penal que visa aproximar vítima e ofensor na busca de uma solução negociada para o delito, e um mapeamento feito pela Secretaria de Reforma do Judiciário sobre experiências brasileiras bem sucedidas de acesso à Justiça.

 

Legislação

 

Ministério da Justiça e CNJ discutem Processo Civil em Recife

 

As propostas de alteração do Código de Processo Civil encaminhadas ao Congresso Nacional no ano passado foram debatidas por autoridades do meio jurídico durante o congresso A Reforma do Judiciário: Aspectos Processuais Civis, que reuniu em Recife, nos dias 27 e 28 de outubro, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos; o presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim; e o secretário de Reforma do Judiciário, Pierpaolo Cruz Bottini.

Realizado pela Secretaria de Reforma do Judiciário, Conselho Nacional de Justiça, STF, Câmara dos Deputados, Senado Federal e entidades ligadas ao meio jurídico, o congresso promoveu a discussão sobre os projetos de lei que tramitam no Congresso como parte da reforma infraconstitucional do Poder Judiciário - um dos 11 compromissos firmados pelos chefes dos três Poderes no Pacto por um Judiciário mais Rápido e Republicano. As propostas visam acelerar a tramitação dos processos e inibir a utilização da Justiça com fins meramente protelatórios."A iniciativa reflete o trabalho conjunto desenvolvido pelo Ministério da Justiça e pelo Conselho Nacional de Justiça e acreditamos que a reforma do Judiciário só se faz possível dentro deste clima de cooperação institucional, com vontade política de tornar a Justiça mais célere e próxima da população", explica Pierpaolo Bottini.

Durante o evento, também foi debatida a regulamentação de dois dispositivos polêmicos da Emenda Constitucional 45: a súmula vinculante e a repercussão geral do recurso extraordinário, que serão discutidos pelo Congresso Nacional ainda este ano.

 

Modernização

 

Previdência recebe propostas para racionalizar atuação na Justiça

 

Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ), a Associação dos Juízes Federais (Ajufe) e a Procuradoria do INSS encaminharam ao ministro da Previdência, Nelson Machado, e ao Conselho da Justiça Federal as conclusões do GTPrev, grupo informal de trabalho formado por representantes das três entidades para discutir e propor medidas de racionalização das atividades do Judiciário nas questões previdenciárias.

O documento propõe a edição de sumulas administrativas por parte da Advocacia Geral da União, por meio das quais o Poder Público evitaria a utilização do Poder Judiciário em matérias já pacificadas; o fortalecimento da resolução de litígios através de acordos e conciliações; e a racionalização dos bancos de dados do INSS e da Justiça Federal para aprimorar a prestação jurisdicional. A íntegra das propostas está disponível no site www.mj.gov.br/reforma.

O trabalho do GTPrev é resultado do comprometimento das instituições envolvidas para racionalizar a atuação do Poder Público em Juízo, ou seja, para determinar medidas para reduzir o volume de feitos que correm na Justiça, com a administração pública no pólo ativo ou passivo.
__________

Fonte: Boletim da Secretaria de Reforma do Judiciário - Ano II Nº 12 - 9/11/2005.
__________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...