MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MPF/MS propõe ACP para modificar edital do XI Exame da Ordem
Tempo adicional

MPF/MS propõe ACP para modificar edital do XI Exame da Ordem

Prova nacional, que será neste domingo, limita em uma hora o tempo adicional para a realização do teste para candidatos com alguma deficiência.

Da Redação

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Atualizado às 18:06

O MPF/MS propôs ação, com antecipação dos efeitos de tutela, em desfavor da OAB para que a Ordem modifique o item 2.6.1.2 do edital do XI Exame da Ordem Unificado, que limita em uma hora o tempo adicional para a realização da prova para candidatos com deficiência. O exame será realizado no próximo dia 18.

Antes da ACP, o MPF sul-mato-grossense havia expedido a recomendação 8/13, visando solucionar a questão de forma extrajudicial, sem, no entanto, obter retorno da Ordem.

De acordo com o parquet, o edital atinge frontalmente o § 2º do art. 40 do decreto 3.289/99, que assegura a extensão de tempo para realização de provas para candidatos deficientes, conforme necessidade e com orientação médica, que especifique o tempo adicional de prova que é necessário.

O pedido do MPF se baseia na lei 7.853/89, que garante tratamento prioritário e apropriado para caso de candidatos deficientes. No pedido, o MPF aponta exemplos que evidenciam a necessidade de estender o limite de tempo para a realização da prova, conforme a deficiência do candidato. O órgão pede ainda pena de multa diária no valor de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

Segundo o parquet, que pede que seja excluída a limitação para esta e outras edições do exame, uma pessoa que contenha deficiência de baixa visão, por exemplo, existe a dificuldade em ler textos, assim como candidatos que precisam de um tradutor na linguagem de sinais (libras), situações em que é preciso um tempo maior para resolver a prova. Para o MPF, sem a extensão de tempo correta, não é possível ao deficiente "competir em igualdade de condições com os demais participantes do concurso".

Com a modificação, o citado item, que aponta uma hora de tempo adicional padrão para todas as situações, deve ser modificado para "a concessão de tempo adicional para a realização das provas somente será deferida caso tal recomendação seja decorrente de orientação médica específica contida no laudo médico enviado pelo examinando."

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.