MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF absolve Carlos Alberto Quaglia da acusação de formação de quadrilha
AP 470

STF absolve Carlos Alberto Quaglia da acusação de formação de quadrilha

Ministros rejeitaram embargos de declaração, mas concederam HC de ofício para declarar a absolvição de Quaglia da acusação de formação de quadrilha, com fundamento no CPP.

Da Redação

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Atualizado às 08:30

Nesta quarta-feira, 14, durante o julgamento da AP 470, os ministros do STF concederam HC de ofício para declarar a absolvição de Carlos Alberto Quaglia da acusação de formação de quadrilha, com fundamento no art. 386, inciso III, do CPP.

O dispositivo determina que o juiz absolverá o réu quando o fato não constituir infração penal. A Corte estendeu a Quaglia decisão proferida em relação a corréus que também eram acusados de formação de quadrilha e foram absolvidos.

Ao votar, o ministro Joaquim Barbosa observou que as alegações de Carlos Alberto Quaglia "não se enquadram em qualquer um dos vícios que permitem o conhecimento dos embargos de declaração, inexistindo omissão, ambiguidade, contradição ou obscuridade". Por isso, rejeitou os embargos, apesar de conceder a ordem de HC de ofício. Esse voto foi seguido pela maioria do Plenário do STF.

Os ministros Marco Aurélio e Luiz Fux também absolveram Quaglia, mas o fizeram dando provimento ao recurso apresentado por sua defesa. "Não há como cogitar-se da remessa do processo relativamente a esse acusado para a primeira instância a fim de que se examine essa matéria sobre a qual o Plenário já emitiu entendimento", afirmou o ministro Marco Aurélio.

  • Processo relacionado: AP 470

Patrocínio

Patrocínio Migalhas