MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Busca e apreensão em empresas suspeitas de crimes federais no Rio Grande do Norte

Busca e apreensão em empresas suspeitas de crimes federais no Rio Grande do Norte

x

Da Redação

sexta-feira, 18 de novembro de 2005

Atualizado às 10:22

 

Busca e apreensão em empresas suspeitas de crimes federais no Rio Grande do Norte

 

A pedido do MPF/RN e em cumprimento a uma decisão da 2ª Vara da Justiça Federal, foi realizada na manhã de ontem, busca e apreensão nas sedes das empresas Emvipol (Empresa de Vigilância Potiguar Ltda.), ADS - Sistemas Administrativos, Talento Construções Ltda., NTS (Natal Tecnologia e Segurança Ltda.) e nas residências de alguns de seus sócios e empregados. A ação é resultado de uma investigação realizada em conjunto pelo MPF, Receita e Polícia Federal.

 

Segundo o pedido de busca e apreensão, as empresas citadas e seus responsáveis constituíram uma firma de fachada, em nome de "laranjas", denominada Prest-Service (Prestadora de Serviços Gerais Ltda), que venceu uma licitação fraudulenta e celebrou um contrato com o governo do estado - através da Secretaria Estadual de Saúde - para prestar serviços de higienização nos hospitais estaduais.

 

Mensalmente, o governo do estado pagava cerca de 600 mil reais à Prest-Service, totalizando, no período entre março de 1999 e outubro 2002, mais de 16 milhões de reais, pelos supostos serviços. O dinheiro, na prática, era dividido entre os sócios das citadas empresas.

 

Como não existia de fato, a empresa Prest-Service nunca efetuou, desde a sua constituição, o pagamento de impostos e contribuições sociais. Somente o prejuízo à Fazenda Federal, no que toca à sonegação de imposto e contribuições previdenciárias, supera, até o momento, 9 milhões de reais.

 

Tais fatos configuram, em tese, os crimes de sonegação fiscal (Lei nº 8.137/90), apropriação indébita previdenciária (CP, art. 168-A), formação de quadrilha (CP, art. 288), estelionato (CP, art. 171), falsificação de documentos públicos e particulares (CP, arts. 297 e 298), fraude à licitação (Lei nº 8.666/93, art. 90), crime contra o sistema financeiro (Lei nº 7.492/86) e lavagem de dinheiro (Lei nº 9.613/98).

 

A partir da busca e apreensão, o MPF, a Receita e a Polícia Federal farão uma análise dos documentos obtidos na ação.

 

__________________

 

 

 

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA