MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Relatório revela as principais demandas do STF
Pesquisa

Relatório revela as principais demandas do STF

Relatório expõe a relação entre o STF e a Federação por meio de dados obtidos entre o período de 2006 e 2012.

Da Redação

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Atualizado às 14:37

Foi lançado nesta quarta-feira, 21, o 2º relatório "Supremo em Números", desenvolvido pela FGV DIREITO RIO, que expõe a relação entre o STF e a Federação por meio de dados obtidos entre o período de 2006 e 2012. O lançamento aconteceu no STF, e contou com a presença do presidente do Supremo, Joaquim Barbosa.

Subintitulado de "O Supremo e a Federação", o relatório apresenta, como principais conclusões, a relação entre o Supremo e seus servidores, a alta representação do Estado do RS, o aumento do número de questões sobre Direito do Consumidor, e a "reforma inacabada". Segundo o coordenador da pesquisa, Ivar A. Hatmann, os dados revelam que o STF não é uma corte homogênea. "Há enorme variação na quantidade, espécie processual e assunto das demandas provenientes dos diferentes Estados", avaliou.

O objetivo desse segundo relatório, segundo o professor e pesquisador Fernando Leal, coautor do trabalho, é mostrar como a Federação se expressa no Supremo. "Pretendemos oferecer uma visão mais detalhada do próprio Tribunal e de como aspectos locais podem ou não influenciar a agenda da corte", assinalou.

Em 2012, o principal assunto debatido no Supremo foi de interesses do servidor público (21,4%), seguido por Direito Civil (20,6%), e Processual Civil e Trabalhista (20,0%). Os servidores também foram os responsáveis pela grande maioria dos acessos: entre 2010 e 2012 o servidor tinha 26 vezes mais chances de que um trabalhador de ver o Supremo julgar um processo de seu interesse.

O Direito do Consumidor teve uma expansão expressiva, aumentando 298% entre 2006 e 2012. Já questão de Direito Previdenciário apresentou queda de 41% no mesmo período. Entre 2010 e 2012, os Estados de SP, MG, RJ e RS dominaram a pauta do STF, respondendo por seis em cada dez novos processos novos.

A pesquisa também revela que, em 2006, os maiores litigantes eram a União, o INSS, o Estado de SP e a CEF. Atualmente, o INSS ocupa o primeiro lugar, seguido da União, Brasil Telecom e o Estado de SP.

O relatório faz parte de uma macroanálise dos processos no STF, que compreende 1,5 milhões de processos entre 1988 e 2012.

Veja a íntegra do relatório.

____________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA