MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Debate sobre PJe na Amcham destaca visões do TJ/SP e da advocacia
Tecnologia

Debate sobre PJe na Amcham destaca visões do TJ/SP e da advocacia

Presidente da AASP relatou principais dificuldades dos advogados

Da Redação

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Atualizado às 08:43

O Comitê de Legislação da Amcham - Ameriacan Chamber of Commerce for Brazil São Paulo promoveu nessa terça-feira, 27, encontro sobre o tema "Gestão e Controle de Processos Jurídicos - Lei nº 11.419/06, o direito sem papel".

O evento, que foi mediado pelo presidente do Comitê, Maximilian Paschoal, contou com a participação do juiz Fernando Tasso, assessor da presidência do TJ/SP para a área de Tecnologia da Informação, e do presidente da AASP, Sérgio Rosenthal, que expôs as inúmeras dificuldades que a classe vem enfrentando desde o início da implementação do novo sistema de peticionamento pelo TJ. Rosenthal falou também dos esforços que a Associação tem feito para minimizar tais problemas. O debate levou aos presentes duas visões diferentes: uma do TJ/SP e outra da advocacia.

Rosenthal levou para debate alguns problemas e preocupações dos associados que chegam diariamente à entidade, como:

  • as dificuldades de conexão da internet;
  • a falta de energia, comum em algumas localidades do Estado;
  • a falta de clareza das regras para suspensão dos prazos quando há intermitências no site do TJ;
  • as limitações do sistema para o peticionamento;
  • a segurança do sistema do TJ/SP;
  • os custos para os advogados com aquisição dos equipamentos;
  • diversidade de sistemas dos tribunais.

Sérgio Rosenthal lembrou que a advocacia é absolutamente favorável à implantação do processo eletrônico. "Não há dúvida de que essa é uma ferramenta que será útil para os juízes, para os advogados, e para o cidadão, que é o destinatário final disso tudo. Mas nós entendemos que a implantação desse novo sistema foi feita, lamentavelmente, de forma açodada em alguns tribunais", afirmou.

"São cerca de 300 mil advogados. Como é que se prepara esse público, do dia para a noite, para que ele possa continuar a praticar a profissão que exerce todos os dias? Então, era imprescindível que se desse condições a todos os advogados para que eles pudessem continuar trabalhando. Desde o advogado que conta com o auxílio de um profissional de tecnologia em seu escritório até o mais humilde, que nem ao menos possui um scanner ou um bom computador no escritório. Faltou perguntar se a advocacia estava pronta para que fosse virada a chave que tornaria o peticionamento eletrônico compulsório", lembrou o presidente da AASP.

______________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...