MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Abril não deve indenizar PDT por matéria sobre Carlos Lupi publicada na Veja
Imprensa

Abril não deve indenizar PDT por matéria sobre Carlos Lupi publicada na Veja

Matéria sugeria que o presidente do partido, Carlos Lupi, se beneficiava de esquema de extorsão montado no Ministério do Trabalho.

Da Redação

sábado, 31 de agosto de 2013

Atualizado às 10:03

A Editora Abril não terá que indenizar o Partido Democrático Trabalhista (PDT) por matéria publicada na edição 2242 da revista Veja, de novembro de 2011, que sugeria que o presidente do partido, Carlos Lupi, então ministro do Trabalho e Emprego, se beneficiava de um esquema de extorsão montado no Ministério, recebendo ilícitas vantagens por meio de doações impostas a dirigentes de ONGs com dificuldades de liberação de recursos destinados por convênios.

O PDT alegou que a publicação da matéria acarretou a saída de filiados, gerando desfalque de R$ 400 mil no fundo partidário. A Abril, em sua defesa, disse que os fatos noticiados foram resultado de investigação jornalística e que a matéria fundou-se em fontes legítimas, somo representantes das próprias ONGs.

O juiz de Direito Ricardo Cyfer, da 10ª vara Cível do Rio de Janeiro/RJ, entendeu que não se identifica na matéria o ânimo deliberado de macular a imagem do partido. "A imagem do partido autor não foi lesada deliberadamente, mas por via reflexa, já que o seu principal quadro estaria no epicentro das suspeitas de corrupção e de relações promíscuas com ONGs. Vale dizer, a imagem arranhada do PDT decorreu das consequências das divulgações de fatos concretos e ainda em apuração", concluiu.

O magistrado também afirmou na sentença que, embora a linha editorial da revista Veja tenha um viés contrário ao governo, não há ilegalidade nisso, já que a Constituição Federal garante a liberdade de expressão e de imprensa. "No caso em tela, não se constata nada além do que a atividade normal de jornalismo investigativo que, em certa medida, presta serviços ao país, ainda que seu interesse primário seja o de enfraquecer o governo federal e ao mesmo tempo fortalecer a linha política com a qual a editora ré mais se identifica", finalizou.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...