MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP manifesta oposição à PEC que altera composição de TREs
Mudanças

TJ/SP manifesta oposição à PEC que altera composição de TREs

A moção foi aprovada por unanimidade, em sessão presidida pelo desembargador Ivan Sartori.

Da Redação

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Atualizado às 08:59

O Órgão Especial do TJ/SP aprovou nesta quarta-feira, 4, moção de oposição à PEC 31/13, manifestando "oposição expressa" à proposta que altera a composição dos TREs. A moção foi aprovada por unanimidade, em sessão presidida pelo desembargador Ivan Sartori.

Ao se manifestarem contrários à PEC, os integrantes do Órgão Especial consideraram:

(a) a excelência que vem pautando os trabalhos da Justiça Eleitoral, como reconhecido unanimemente, inclusive pela comunidade internacional;

(b) a impossibilidade, diante do pacto federativo, de submeter-se o juiz estadual ao poder correcional de magistrado estranho aos quadros da Justiça Estadual, a qual cabe, com exclusividade, a judicatura eleitoral de 1º Grau;

(c) independência que vem norteando a Justiça Eleitoral como composta;

(d) conhecimento e afinidade notória do desembargador de Tribunal de Justiça com os trabalhos atinentes à Corregedoria Regional Eleitoral, até por estar familiarizado com a capilaridade e funcionamento da Justiça Eleitoral de 1º Grau.

Por deliberação unânime, a moção será enviada aos integrantes da CCJ do Senado, à AMB - Associação dos Magistrados Brasileiros, aos Colégios de Presidentes dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais Eleitorais e ao Colégio de Corregedores da Justiça Eleitoral.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas