MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Inadimplência geral avança 1% em agosto
Crédito

Inadimplência geral avança 1% em agosto

A variação mensal de novos registros de inadimplência foi de 1,0% em agosto de 2013, descontados os efeitos sazonais.

Da Redação

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Atualizado em 11 de setembro de 2013 11:02

A variação mensal de novos registros de inadimplência foi de 1,0% em agosto de 2013, descontados os efeitos sazonais, conforme relevam os dados de abrangência nacional da Boa Vista Serviços S/A. No resultado acumulado de janeiro a agosto, contra o mesmo período de 2012, houve retração de 0,9%. Já na comparação dos últimos 12 meses com os 12 anteriores, o indicador recuou 0,2%.

Ao longo do primeiro semestre do ano, os registros de inadimplência mantiveram uma tendência de queda iniciada no final de 2012. Entretanto, os dados dos meses iniciais do segundo semestre de 2013 apontam para uma desaceleração dessa tendência. Isso pode ser justificado pelo arrefecimento dos impactos das melhores condições de crédito na economia brasileira e do mercado de trabalho. Sendo assim, a Boa Vista Serviços espera que o indicador feche o ano com números levemente inferiores aos de 2012.

O valor médio das dívidas incluídas em agosto foi de R$1.238, sendo 3,23% menor que o vislumbrado em julho após a realização de ajustes de sazonalidade e inflação.

Regiões

As regiões Centro-Oeste e Sul foram as que mais avançaram contra julho - respectivamente 2,6% e 2,2%, - apurados os efeitos sazonais. A região Sudeste expandiu 1,1%, na mesma base de comparação. A tabela abaixo mostra os comparativos em todas as regiões.

Ao confrontar o acumulado dos últimos 12 meses ao período equivalente de 2012, os resultados foram diversos entre as regiões, com reduções no Sudeste (-1,5%) e Sul (-1,1%) e elevações no Nordeste (3,9%) e Norte (1,8%).

Varejo

Quando considerado apenas o setor de varejo, o indicador de abrangência nacional de agosto apresentou um avanço de 3,6% contra julho, retirados os efeitos sazonais. No acumulado de janeiro a agosto, a inadimplência no varejo aumentou 1,5%. Observando-se o período de 12 meses o resultado foi uma expansão de 0,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado principalmente pelas regiões Sudeste (2,1%) e Sul (1,1%).

O indicador de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas não pagas informadas pelas empresas clientes da Boa Vista Serviços. As séries encadeadas têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. O indicador geral considera registros de dívidas financeiras e não financeiras, de varejo, cartões de crédito, de serviços continuados, e tem abertura específica do setor de varejo.

_____________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas