segunda-feira, 27 de junho de 2022

MIGALHAS QUENTES

fechar

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Record indenizará participante de pegadinha que teve imagem veiculada sem autorização
Violação

Record indenizará participante de pegadinha que teve imagem veiculada sem autorização

Emissora veiculou imagens sem autorização da participante.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A 3ª câmara de Direito Privado do TJ/SP condenou a emissora Record a indenizar em R$ 3.500 participante de pegadinha que teve suas imagens veiculadas sem autorização. Segundo o desembargador Carlos Alberto de Salles, relator, "a simples veiculação não autorizada da imagem do apelante configura o ato ilícito e a obrigação de indenização".

O autor ajuizou ação reivindicando indenização por dano moral devido à brincadeira de que participara. O juízo de 1ª instância considerou o pedido improcedente, por entender que não houve a caracterização de situação "extremamente inusitada e humilhante, de excesso de dissabor e constrangimento". O autor então recorreu ao TJ/SP.

Para o relator, de fato, não ficou configurada situação inusitada e de extrema humilhação. No entanto, afirmou que dessa constatação não decorre que o apelante não tenha direito a indenização, uma vez que "em nenhum momento a apelada afasta a alegação de que houve uso não autorizado da imagem do apelante".

Segundo Carlos Alberto de Salles, ficou "plenamente configurada a violação ao direito à imagem da apelante, simples fato que leva à obrigação de indenizar. Nos termos do artigo 5º, incisos V e X, da Constituição Federal, e do artigo 20 do Código Civil, a imagem é protegida por si mesma, ainda mais tendo em vista a natureza humorística do programa, de fins puramente comerciais e de angariação de telespectadores".

Acordou-se, então, por unanimidade, em dar parcial provimento ao recurso e condenar a emissora ao pagamento de indenização pela violação de imagem.

Confira a íntegra do acórdão.

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 13/9/2013 08:20

Patrocínio