MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Vitória da advocacia: TJ vai conceder recesso no final do ano

Vitória da advocacia: TJ vai conceder recesso no final do ano

Da Redação

quinta-feira, 24 de novembro de 2005

Atualizado às 07:04


Vitória da advocacia: TJ vai conceder recesso no final do ano

O recesso de final de ano, com suspensão dos prazos, audiências não designadas e publicações será de 20/12 a 6/1/2006. A decisão foi tomada em reunião realizada na última terça-feira, 22/11, às 11h, no Tribunal de Justiça de São Paulo, entre o presidente e vice do TJ, Luiz Elias Tâmbara e Mohamed Amaro e a vice-presidente da OAB/SP, Márcia Regina Machado Melaré; o presidente da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo, José Diogo Bastos; e a vice-presidente do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo, Maria Odete Duque Bertasi. Também participaram da audiência os conselheiros da Ordem, Tallulah Carvalho Kobayashi e Fábio Marcos Bernardes Trombetti.

"Esta foi inicialmente uma luta da OAB/SP, que começou as tratativas com o Tribunal em julho e que ganhou a adesão da AASP e do Instituto dos Advogados, resultando nessa vitória que é de todos os advogados. A regulamentação do recesso ainda será definida com a publicação de um provimento", explica Melaré. Ela lembra que a medida não terá validade para as audiências já designadas, o que também não impede que os advogados requeiram ao juiz um adiamento com a concordância das partes.

Para José Diogo Bastos Neto, presidente da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo, "não foi a solução definitiva, nem ideal. Mas, houve o atendimento do Tribunal de uma reivindicação dos advogados".

"O Tribunal de Justiça demonstrou sensibilidade aos pleitos da Advocacia, encontrando uma solução razoável e que, certamente, contentará a todos, uma vez que a Emenda Constitucional 45/2004 extinguiu as férias forenses, ficando os advogados sem um período razoável de descanso no final do ano. Dessa forma, o Judiciário continua com suas atividades ininterruptas, mas os prazos deixam de ser contatos, as publicações cessam e as audiências, não marcadas, ficam suspensas. A matéria no próximo ano deve estar devidamente regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça", afirmou o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso.


_________________

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA