MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "Direito das Coisas"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Direito das Coisas"

Veja quem ganhou o livro "Direito das Coisas".

Da Redação

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Atualizado em 27 de setembro de 2013 08:25

O livro "Direito das Coisas" (Del Rey - 3ª edição - 261p.), de Adriano Stanley, apresenta os vastos campos da posse, da propriedade e dos direitos reais sobre coisas alheias.

O autor procura demonstrar como o Novo Código Civil busca a efetivação do princípio constitucional da dignidade da pessoa humana.

"O Direito das Coisas abrange um extenso universo. Nele, destaca-se a propriedade, que pode ser definida como a situação jurídica consistente em uma relação dinâmica e complexa entre uma pessoa, o dono, e a coletividade, em virtude da qual são assegurados àquele os direitos exclusivos de usar, fruir, dispor e reivindicar um bem, respeitados os direitos da coletividade.

Propriedade é, assim, muito mais que simples domínio. Dizer que propriedade é sinônimo de domínio; que é direito de usar, fruir, dispor e reivindicar, é prender-se à definição analítica do Direito Romano, muito adequada aos liberais, nos séculos XVIII e XIX, mas absolutamente incompatível com a modernidade
". César Fiuza

Sobre o autor :

Adriano Stanley é mestre e doutor em Direito Processual pela PUC/Minas. Pós-doutor em Direito Civil pela PUC/PR. Professor nos cursos de graduação e pós-Graduação da PUC/Minas.

__________

Ganhador :

Rafael Henrique da Silva Freire, de Alpinópolis/MG

__________

__________

Adquira já o seu :

_________