MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. ALESP homenageia AASP pelos seus 70 anos
Celebração

ALESP homenageia AASP pelos seus 70 anos

O autor da iniciativa foi o deputado Fernando Capez.

Da Redação

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Atualizado às 07:29

Em sessão solene realizada na sexta-feira, 27/9, a ALESP homenageou a AASP pelos seus 70 anos de fundação. O autor da iniciativa foi o deputado Fernando Capez.

Compuseram a mesa principal dos trabalhos o deputado Fernando Capez, o presidente da AASP, Sérgio Rosenthal, o presidente da OAB/SP, Marcos da Costa, o desembargador Otávio Augusto de Almeida Toledo, representando o presidente do TJ/SP, e o vice-presidente do IASP, Paulo Henrique dos Santos Lucon.

Inicialmente, o deputado leu um breve histórico lembrando os objetivos, a trajetória e a importância da AASP para a advocacia paulista e brasileira, ressaltando as lutas da Associação pelas prerrogativas profissionais dos advogados. "Por tudo isso, o caráter público indiscutível e de relevância desta solenidade", justificou. Em seguida, foi apresentado um vídeo institucional que mostrou um pouco dos atuais produtos e serviços disponibilizados para os seus mais de 92 mil associados.

Posteriormente, foi concedida a palavra ao presidente da OAB/SP, Marcos da Costa, que da tribuna falou sobre este momento especial. "A advocacia de São Paulo e do Brasil está em festa para comemorar os 70 anos desta entidade que é um verdadeiro patrimônio da advocacia", afirmou.

O presidente da OAB/SP lembrou ainda que o art. 133 da Constituição Federal nasceu em um evento da AASP, então presidida por José Roberto Batochio, "depois a ideia foi levada a uma Conferência Nacional da OAB, em seguida ao Congresso e se tornou verdadeira declaração de reconhecimento da importância que a advocacia tem na defesa dos valores maiores do Estado Democrático de Direito do nosso país".

No final de sua manifestação, Marcos da Costa fez também o registro dos nomes de vários ex-presidentes da AASP que atualmente compõem a Diretoria e o Conselho da OAB-SP (Antonio Ruiz Filho, secretário-geral adjunto, conselheiros federais Aloísio Lacerda Medeiros e Marcio Kayatt, conselheiros Clito Fornaciari Júnior, Fábio Ferreira de Oliveira) e o integrante da Comissão de Relações com o Poder Judiciário Estadual, Arystóbulo de Oliveira Freitas.

Na sequência, o deputado Fernando Capez e os integrantes da mesa entregaram ao presidente da AASP uma placa comemorativa com os seguintes dizeres: "A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em sessão solene realizada nesta data, presta homenagem à Associação dos Advogados de São Paulo - AASP, na pessoa de seu presidente, Dr. Sérgio Rosenthal, pela passagem do 70º aniversário da entidade em reconhecimento a sua atuação em prol do Direito e da Justiça. Desde a sua fundação, em 1943, a AASP tem prestado relevantes serviços à sociedade promovendo atividades culturais, colaborando com o Poder Judiciário para o aprimoramento e administração da Justiça e atuando de maneira digna e destacada na defesa das prerrogativas dos advogados".

Convidado à tribuna, o presidente da AASP saudou as autoridades presentes, os diretores da Associação (Leonardo Sica, vice-presidente; Luiz Périssé Duarte Junior, 1º secretário; Alberto Gosson Jorge Junior, 2º secretário; Fernando Brandão Whitaker, 1º tesoureiro; Marcelo Vieira von Adamek, 2º tesoureiro; e Luís Carlos Moro, diretor cultural); os conselheiros (Paulo Roma, Renato José Cury, Rogério de Menezes Corigliano e Fátima Cristina Bonassa Bucker); o ex-conselheiro Lionel Zaclis e o ex-presidente Clito Fornaciari Júnior. Agradeceu a dedicação e o apoio de todos, diretores e conselheiros, à sua gestão e nas batalhas em prol da advocacia e da sociedade travadas diuturnamente.

Sérgio Rosenthal fez também uma saudação especial aos colaboradores - atualmente são cerca de 700 funcionários -, vários deles presentes no plenário Juscelino Kubitschek: "Vocês são o coração da AASP. Um coração que aos 70 anos bate cada vez mais forte. É importante que vocês saibam e sempre se lembrem, ao sair de casa para trabalhar, que são vocês que fazem da AASP essa entidade tão admirada, tão querida e tão imprescindível para os advogados de São Paulo. Eu quero agradecer essa dedicação diária de vocês, que permitiu à AASP chegar aos 70 anos como uma das maiores e mais admiradas entidades de advogados do mundo", afirmou.

Ao concluir, falou também dos novos e futuros desafios que surgem a cada dia. "Vamos continuar lutando com a mesma coragem, com a mesma determinação de todos aqueles que nos antecederam e tenho certeza de que os próximos 70 anos serão tão recompensadores e tão vitoriosos como os primeiros 70 anos que hoje comemoramos aqui."

________________