segunda-feira, 19 de abril de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Semana Magna

OAB homenageia 25 anos da CF

Evento homenageia os protagonistas da Carta Magna, inclusive os advogados que prestaram essencial trabalho de assessoria aos constituintes.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Nesta terça-feira, 1º, o Conselho Federal da OAB realizou ato público em comemoração aos 25 anos da CF. O evento, realizado na sede do Conselho Federal, homenageou os protagonistas da Carta Magna, inclusive os advogados que prestaram essencial trabalho de assessoria aos constituintes.

Na ocasião, o presidente nacional da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, afirmou que "homenagear os parlamentares e políticos é uma forma de dizer da importância da Constituição Federal como marco regulatório da sociedade civil. Precisamos lembrar que a Constituição e a democracia andam juntas, e daí nasce a qualificação de Estado de Direito Brasileiro".

O evento, que celebrou a data da Carta Magna vigente há mais tempo na história do Brasil, contou com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer, com os ex-presidentes, Luis Inácio Lula da Silva e José Sarney, do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, o ministro Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, o relator-geral da constituinte e ex-presidente da OAB, Bernardo Cabral e o vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado André Vargas.

Dentre os juristas que tiveram participação fundamental para a elaboração da Carta Magna, foram homenageados: Herman Assis Baeta, Bernardo Cabral, José Afonso da Silva, Márcio Thomaz Bastos, Milton Augusto de Brito Nobre, Sérgio Ferraz e Sepúlveda Pertence.

Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Nacional Constituinte também foi homenageado.

Na cerimônia foram celebrados os então senadores constituintes: Albano Franco, Álvaro Dias, Edison Lobão, Luiz Viana Filho, Mauro Benevides e Odacir Soares.

A homenagem também foi entregue aos deputados constituintes: Abigail Feitosa Freitas, Aldo Arantes, Aloysio Teixeira, Antonio Paes de Andrade, Etevaldo Nogueira Lima, Edmilson Valentim, Francisco Dornelles, Myriam Portella, José Carlos Moreira Alves, João Agripino Maia, Jorge Hage, José da Conceição, Koyu Iha, Manoel Antônio Rodrigues Palma, Moema São Thiago, Moema São Thiago, Paulo Delgado, Paulo Silva, Paulo Paim, Raquel Cândido, Rita Camata, Renan Calheiros, Roberto Freire, Rose de Freitas, Sigmaringa Seixas, Valmir Campelo, Victor José Faccioni, Virgilio Guimarães e Vivaldo Barbosa.

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 1/10/2013 10:39