MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Os Segredos da Arbitragem"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Os Segredos da Arbitragem"

Veja quem ganhou a obra "Os Segredos da Arbitragem".

Da Redação

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Atualizado em 1 de outubro de 2013 10:45

A obra "Os Segredos da Arbitragem" (Saraiva - 124p.), de Haroldo Malheiros Duclerc Verçosa, do escritório Mattos Muriel Kestener Advogados, se volta à divulgação da arbitragem, instrumento para a solução privada de controvérsias, substituindo o juiz.

"Não, este livro não trata da arbitragem no futebol. Nem em qualquer esporte.

Ele se volta à divulgação da arbitragem como instrumento para a solução privada de controvérsias, substituindo o juiz. Em vez de brigar no Judiciário, as partes escolhem brigar em uma câmara de arbitragem. E aí, leitor, sei que você já começou a ficar interessado. Afinal de contas, afama do Judiciário entre os brasileiros não é das melhores. Não porque no Judiciário não se faça justiça, mas porque todo mundo sabe que um processo judicial tem dia para começar e séculos para não acabar.

Mas não fique assim tão animado. A arbitragem não é solução para tudo. Ela se aplica aos chamados direitos patrimoniais disponíveis. Somente podem ser resolvidas pela arbitragem questões que envolvam disputas em que entra dinheiro, relativa mente a problemas que ficam no limite da liberdade de negociação.

Dessa maneira, a arbitragem é muito boa em diversas áreas da sua empresa, mas não serve para todas, como problemas com o Estado (tributos, previdência pública etc.). muito limitada quanto ao Direito do Trabalho, em que se considera o interesse como público.

Se você, empresário, ainda não sabe nada sobre arbitragem, não fique deprimido. Pode começar a aprender com este livro. O mesmo para você, caro advogado. Talvez na faculdade você nunca tenha ou vido falar nela e, de repente, virou moda. O próprio autor que trabalha no ramo há bastante tempo ainda está aprendendo.

Tudo começa geralmente durante as discussões sobre um contrato, quando as partes escolhem a arbitragem para solucionar futuros e determinados conflitos. Para isso, eles incluem uma cláusula chamada compromissório. Ela regulará onde, como e em que circunstâncias será instalada uma arbitragem se algum problema relacionado àquele contrato surgir. Aí o jogo começa e vencerá quem tiver razão, segundo o julgamento dos árbitros, que aplicarão ao caso a lei correspondente.

Tanto no Judiciário como na arbitragem existem custos. Isso deve ser considerado. Nesta, eles são mais elevados inicialmente e se concentram em um espaço de tempo mais breve do que no Judiciário (quase sempre), mas em compensação a decisão final sai muito mais depressa. E quem perdeu não tem segunda chance. O caso morre ali mesmo. Não há a possibilidade de jogar a coisa para a frente por meio de recursos intermináveis
." O autor

Sobre o autor :

Haroldo Malheiros Duclerc Verçosa é advogado do escritório Mattos Muriel Kestener Advogados. É mestre, doutor e livre-docente em Direito Comercial pela USP. É professor associado do departamento de Direito Comercial da Faculdade de Direito da USP. Autor de vários livros sobre Direito Comercial.

__________

Ganhador :

Cesar Tadeu Monteiro, de Sorocaba/SP

__________

__________

Adquira já o seu :

_________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...