MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Ministro Marco Aurélio é eleito presidente do TSE pela 3ª vez
TSE

Ministro Marco Aurélio é eleito presidente do TSE pela 3ª vez

O ministro, que atualmente é vice-presidente do Tribunal, sucederá a ministra Cármen Lúcia. A vice-presidência ficará a cargo do ministro Dias Toffoli.

Da Redação

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Atualizado às 08:33

Nesta terça-feira, 8, o ministro Marco Aurélio foi eleito presidente do TSE. O ministro, que atualmente é vice-presidente do Tribunal, sucederá a ministra Cármen Lúcia. A vice-presidência ficará a cargo do ministro Dias Toffoli. Posse deve ocorrer em 19/11.

O ministro Marco Aurélio já passou outras vezes pelo TSE, exercendo a presidência em duas oportunidades. A primeira de 1996 a 1997 e a segunda de 2006 a 2008, quando esteve à frente das eleições gerais de 2006. Em maio de 2010, tomou posse como ministro efetivo do tribunal, em seu primeiro biênio. Na ocasião, ele já ocupava o cargo de ministro substituto no TSE.

Homenagens

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, parabenizou após a eleição, em nome da Justiça Eleitoral brasileira, os eleitos e desejou total êxito à gestão do ministro Marco Aurélio. A ministra lembrou que o ministro será o primeiro a ocupar pela terceira vez a Presidência do TSE.

"Para todos os brasileiros, só tem o ministro Marco Aurélio a nos orgulhar. Da Justiça que Vossa Excelência proporcionou nos períodos como presidente e nos que atuou como juiz - um período mais longo -, o que tem muito contribuído para que a Justiça Eleitoral brasileira seja o que ela é hoje: uma Justiça reconhecida não apenas pelos cidadãos brasileiros, mas em todo o mundo como um modelo", disse a ministra.

A ministra Cármen Lúcia afirmou ter certeza de que a administração do ministro Marco Aurélio terá pleno sucesso. "Será uma gestão profícua, uma gestão que terá a marca que os trabalhos de Vossa Excelência têm: de coerência, retidão e, principalmente, de um arrojo para o trabalho que é quase inigualável", ressaltou a presidente do TSE.

O ministro Dias Toffoli se disse honrado em servir como vice-presidente do TSE durante a presidência do ministro Marco Aurélio. "Fico muito honrado, muito alegre e muito feliz de ter sido eleito vice-presidente na gestão que sua excelência assumirá em breve." Ele recordou que a primeira posse de um presidente do TSE que acompanhou foi exatamente a do ministro Marco Aurélio, em 1996, um ano após ter se mudado para Brasília.

Marco Aurélio disse atribuir essa terceira passagem pela presidência do TSE "aos desígnios insondáveis" da vida. "Jamais tive como objetivo sequer bisar a integração ao colegiado no Tribunal Superior Eleitoral. Mas o destino da vida me reservou essa volta ao Tribunal", disse. O ministro integra STF há 23 anos.

O ministro destacou o êxito da administração da ministra Cármen Lúcia na presidência do TSE e frisou sua satisfação em poder sucedê-la. "Na vida temos encontros e desencontros. Conosco ocorreu justamente o que é salutar, o encontro. A satisfação é toda minha em suceder Vossa Excelência, porque sei da sua dedicação à coisa pública, do seu zelo para com a coisa pública", afirmou. "Estou pronto para servir, e bem servir, a todos", finalizou ele.

Perfil

Nascido no RJ, em 12/7/46, formou-se em Direito pela UFRJ, universidade pela qual também é mestre em Direito Privado. Foi membro do MPT, juiz do TRT da 1ª região e ministro do TST de setembro de 1981 a junho de 1990, desde então é ministro do STF. Foi presidente do Supremo no biênio de 2001 a 2003.

Fonte: TSE

Patrocínio

Patrocínio Migalhas